Produtos e Serviços

Nova tecnologia garante proteção das conexões das transmissões de dados e energia

Acaba de iniciar suas atividades no mercado nacional a Etelec do Brasil, com o lançamento de uma nova tecnologia que garante a proteção na conexão de fios e cabos nas redes de transmissão de energia de baixa tensão e de comunicações utilizados em ambientes hostis de diversos ramos da economi

Redação
28/03/2011 14:02
Visualizações: 1122
Acaba de iniciar suas atividades no mercado nacional a Etelec do Brasil, com o lançamento de uma nova tecnologia que garante a proteção na conexão de fios e cabos nas redes de transmissão de energia de baixa tensão e de comunicações utilizados em ambientes hostis de diversos ramos da economia.  
 

A nova tecnologia está sendo apresentada na FIEE Elétrica 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e chega para superar um dos maiores desafios da indústria, comércio e serviços: garantir o excelente isolamento das instalações elétricas e equipamentos, principalmente em condições de uso intenso ou em ambientes de riscos, tais como incêndio, alagamento, intermitência na transmissão de dados e energia e, também, ações do meio ambiente, como ventos e tempestades fortes, acidentes, diversos ou quedas dos ativos.


“Estes setores sempre demandaram o uso de soluções que garantissem a estabilidade das transmissões elétricas e de dados, independente do ambiente e do tipo de utilização destes ativos”, comenta Marcelo Rossi, diretor comercial da Etelec do Brasil. “Entre os segmentos que mais demandam o isolamento podemos citar a indústria petrolífera, química, operadores de serviços diversos de telecomunicações, data centers, automotiva, médica, aeronáutica entre outras, incluindo as empresas que possuem forte infraestrutura industrial ou de ativos de TI e Telecomunicações”, exemplifica.


Segundo Rossi, a nova técnica criada pela Etelec na Itália é à base de gel polímero isolante atóxico onde 1 mm de espessura isola 18 mil volts e é oferecida a partir de kit com conectores plásticos e gel isolante em diversos formatos, desenvolvidos para atender as múltiplas  aplicações e especificações técnicas de segurança nos padrões internacionais EN.50393  e NBR 5410.


A linha de conectores Shark é composta por 18 modelos e acomodam junções entre cabos unipolares e multipolares. Também faz parte do lançamento a linha de gel de preenchimento duo-componente, para uso independente dos conectores plásticos oferecidos pela Etelec.  


Todos os produtos são autoextinguíveis, com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos conforme CEI-20-37/2-1 e CEI 20-37/7, o que favorece a defesa do meio ambiente e seus habitantes. Podem ser acomodados em galerias subterrâneas ou a qualquer lugar sujeito a incêndio ou à umidade, de acordo com Diretiva RoHS 2002/95/CE.


“Estamos confiantes no sucesso da nova tecnologia no Brasil porque não existem produtos com características e funcionalidades similares. No mercado brasileiro é possível encontrar algumas soluções para finalidade similar, mas nenhuma delas apresenta as características de isolamento oferecido pela nova tecnologia. Ou seja, nenhuma é não tóxica, autodestrutível de fácil montagem e também não suportam as infinitas agressões físicas do meio ambiente e de risco suportadas pela linha Shark”, afirma o diretor da Etelec Brasil.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23