Produtos e Serviços

Nova tecnologia garante proteção das conexões das transmissões de dados e energia

Acaba de iniciar suas atividades no mercado nacional a Etelec do Brasil, com o lançamento de uma nova tecnologia que garante a proteção na conexão de fios e cabos nas redes de transmissão de energia de baixa tensão e de comunicações utilizados em ambientes hostis de diversos ramos da economi

Redação
28/03/2011 14:02
Visualizações: 975
Acaba de iniciar suas atividades no mercado nacional a Etelec do Brasil, com o lançamento de uma nova tecnologia que garante a proteção na conexão de fios e cabos nas redes de transmissão de energia de baixa tensão e de comunicações utilizados em ambientes hostis de diversos ramos da economia.  
 

A nova tecnologia está sendo apresentada na FIEE Elétrica 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e chega para superar um dos maiores desafios da indústria, comércio e serviços: garantir o excelente isolamento das instalações elétricas e equipamentos, principalmente em condições de uso intenso ou em ambientes de riscos, tais como incêndio, alagamento, intermitência na transmissão de dados e energia e, também, ações do meio ambiente, como ventos e tempestades fortes, acidentes, diversos ou quedas dos ativos.


“Estes setores sempre demandaram o uso de soluções que garantissem a estabilidade das transmissões elétricas e de dados, independente do ambiente e do tipo de utilização destes ativos”, comenta Marcelo Rossi, diretor comercial da Etelec do Brasil. “Entre os segmentos que mais demandam o isolamento podemos citar a indústria petrolífera, química, operadores de serviços diversos de telecomunicações, data centers, automotiva, médica, aeronáutica entre outras, incluindo as empresas que possuem forte infraestrutura industrial ou de ativos de TI e Telecomunicações”, exemplifica.


Segundo Rossi, a nova técnica criada pela Etelec na Itália é à base de gel polímero isolante atóxico onde 1 mm de espessura isola 18 mil volts e é oferecida a partir de kit com conectores plásticos e gel isolante em diversos formatos, desenvolvidos para atender as múltiplas  aplicações e especificações técnicas de segurança nos padrões internacionais EN.50393  e NBR 5410.


A linha de conectores Shark é composta por 18 modelos e acomodam junções entre cabos unipolares e multipolares. Também faz parte do lançamento a linha de gel de preenchimento duo-componente, para uso independente dos conectores plásticos oferecidos pela Etelec.  


Todos os produtos são autoextinguíveis, com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos conforme CEI-20-37/2-1 e CEI 20-37/7, o que favorece a defesa do meio ambiente e seus habitantes. Podem ser acomodados em galerias subterrâneas ou a qualquer lugar sujeito a incêndio ou à umidade, de acordo com Diretiva RoHS 2002/95/CE.


“Estamos confiantes no sucesso da nova tecnologia no Brasil porque não existem produtos com características e funcionalidades similares. No mercado brasileiro é possível encontrar algumas soluções para finalidade similar, mas nenhuma delas apresenta as características de isolamento oferecido pela nova tecnologia. Ou seja, nenhuma é não tóxica, autodestrutível de fácil montagem e também não suportam as infinitas agressões físicas do meio ambiente e de risco suportadas pela linha Shark”, afirma o diretor da Etelec Brasil.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.