Governo da Venezuela aguarda definição de local da unidade para acertar detalhes do projeto. Óleo processado seria produzido pela Petrobras na região de La Faja.
O ministro de Energia e Petróleo e presidente da estatal petrolífera da Venezuela PDVSA, Rafael Rodríguez, confirmou nesta terça-feira (3/05) o interesse de participar do projeto de construção da nova unidade de refino da Petrobras no Brasil. Durante entrevista coletiva realizada no estande da estatal venezuelana na Offshore Technology Conference (OTC), na cidade americana de Houston, Ramírez informou que uma das propostas apresentadas à Petrobras é o funcionamento integrado da nova refinaria com a produção de óleo pesado na região venezuelana de La Faja.
Ramírez disse que um dos acordos assinados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Venezuela prevê a produção de óleo na região do país vizinho pela Petrobras. Estamos apenas aguardando a localização da refinaria para acertamos detalhes, disse Ramírez.
Segundo o ministro venezuelano, o assunto está sendo tratado no âmbito do comitê de alto nível que se reúne pelo menos uma vez por mês nos dois países. A Petrobras tem hoje uma presença muito importante na Venezuela, e está fazendo um convênio conosco no sentido de ser a primeira empresa a migrar seus contratos no formato da nova lei do petróleo, afirmou Rafael Ramírez.
Ramírez disse esperar que o barril do petróleo se mantenha nos atuais níves de preços, por volta dos US$ 50, devido principalmente à instabilidade no Oriente Médio.
Fale Conosco
22