Gás natural

Nova Lei do Gás traz dinamismo e competitividade ao setor no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
13/01/2022 09:46
Nova Lei do Gás traz dinamismo e competitividade ao setor no Brasil Imagem: Cortsia CIGÁS Visualizações: 1103 (0) (0) (0) (0)

Pela primeira vez na história, as distribuidoras estaduais passaram a ter seus mercados atendidos por novas supridoras de gás natural. Já são cinco, além da Petrobras. Esse é o resultado de uma série de medidas que vêm sendo adotadas no âmbito do Novo Mercado de Gás e de programas do Governo Federal para criar um mercado cada vez mais aberto, dinâmico e competitivo.

Entre as medidas adotadas estão a aprovação da Nova Lei do Gás (Lei nº 14,134/2021), os desinvestimentos conduzidos pela Petrobras em campos produtores e infraestruturas, o cumprimento dos compromissos firmados pela estatal com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e o comprometimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para viabilização do novo modelo, entre outras ações.

A transição para um novo mercado de gás é uma jornada com importantes etapas a serem superadas. As contratações firmadas em 2021 foram resultantes do esforço de um grande número de agentes públicos e privados. São novas relações contratuais, serviços, atividades e sistemas, ou seja, uma nova realidade na qual uma série de empresas busca oportunidades e disputa espaço no mercado, em contraponto ao cenário anterior em que um único agente atuava ao longo de toda a cadeia. Para 2022, mais avanços deverão vir em direção a um mercado de gás ainda mais ativo, acessível e eficiente.

Avanços em 2021

Em 2021, foram firmados, pela primeira vez, contratos de acesso a infraestruturas essenciais, como gasodutos de escoamento da produção e unidades de processamento de gás natural, nas regiões de Guamaré (RN), Catu (BA) e Cabiúnas (RJ), por exemplo. Conforme estabelecido no novo marco legal, também foram contratados mais serviços de transporte no modelo de entrada e saída. Os contratos são realizados de forma online por meio da Plataforma de Oferta de Capacidade (POC) disponibilizada pelos transportadores. Na POC, é possível visualizar e contratar os produtos oferecidos em toda malha integrada. 

O setor também obteve a entrada de um novo ofertante de gás natural liquefeito (GNL) conectado à malha de gasodutos, fruto do arrendamento do Terminal de Regaseificação da Petrobras da Bahia (TR-BA) – um dos compromissos firmados pela estatal junto ao CADE.

Considerando a competência para regulação dos serviços locais de gás canalizado, alguns estados também estão atualizando a legislação com avanços na direção do Novo Mercado de Gás. Isso contribui para o desenvolvimento local do setor de gás natural. 

Conjunturas nacional e internacional

Além de mudanças estruturais e culturais trazidas pelo novo modelo, as conjunturas nacional e internacional trouxeram complexidade adicional. O Brasil enfrentou a maior escassez hídrica da história, o que demandou enorme despacho termelétrico, com consequentes recordes históricos de importação de GNL.

Ao mesmo tempo, o aumento da demanda de gás no mundo levou o GNL a romper patamares históricos de preço, com aumento de mais de 500% quando comparado ao início de 2021. Esse fator tirou a competitividade de potenciais supridores que concorreriam no mercado nacional com gás importado e, ao mesmo tempo, elevou os custos do portfólio de oferta da Petrobras, influenciando o preço de venda às distribuidoras. 

O Brasil tem razões para comemorar os avanços obtidos. A atuação da estatal, da ANP, do CADE e do CMGN permitiu a manutenção do abastecimento nacional a preços menores dos que estão sendo praticados nos mercados da Europa e da Ásia. Além disso, estados do Nordeste, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, puderam firmar contratos de suprimento em condições mais vantajosas que as praticadas em 2021. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.