Seminário

Nova Lei do Gás completa um ano

Seminário celebra primeiro aniversário da legislação com a participação do ministro de Minas e Energia

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/04/2022 14:05
Nova Lei do Gás completa um ano Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 3324

O Seminário "1 ano de Lei do Gás" será realizado na próxima segunda-feira, 11 de abril, a partir das 10h, no Hotel VIDAM, em Aracaju (SE), para celebrar o primeiro ano da Lei nº 14.134/21, conhecida como "Nova Lei do Gás". O objetivo é discutir sobre as principais mudanças e conquistas a partir do novo marco regulatório e analisar os próximos passos para assegurar o atingimento do pleno potencial da abertura do mercado de gás natural.

O evento vai reunir as principais empresas, associações e especialistas do setor e vai contar com a participação do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e do relator da lei, o Deputado Laércio Oliveira. A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) é uma das patrocinadoras do seminário e será representada pelo secretário executivo, (foto). "A expectativa é que possamos aprofundar a discussão de temas como melhorias e harmonização da regulação nacional, promoção da concorrência e a simplificação de processos nesta transição para o novo mercado de gás natural", disse.

Santos Jr. vai compor os painéis temáticos, que terão início às 14h, e em sua fala vai abordar a necessidade do pacto nacional e harmonização das legislações estaduais. Para o secretário executivo, o marco legal traz a segurança jurídica necessária para promover investimentos em infraestrutura a partir da entrada de novos agentes em toda a cadeia de gás, diversificar a oferta e impulsionar o consumo. "Agora são imprescindíveis e urgentes as adaptações das legislações dos estados, de forma a garantir a harmonia entre as atribuições estaduais e da União, para que haja a plena promoção de investimentos, e consequentemente do desenvolvimento econômico, geração de renda e emprego em todo o Brasil", explicou.

Além da ABPIP, o seminário conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (ABRACE), da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), da FIES, do Fórum do Gás e da União pela Energia.

O evento será transmitido ao vivo pela agência epbr e pelo Youtube, nos links https://youtu.be/G2z5C7W_rHs (manhã) e https://youtu.be/syPgu2d9ET0 (tarde).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23