Álcool

Nova ameaça nos EUA à compra de etanol brasileiro

Agência Reuters
05/03/2007 03:00
Visualizações: 118

Influentes congressistas do Meio-Oeste americano afirmam que irão se opor a quaisquer acordos que impliquem em levar mais etanol brasileiro aos Estados Unidos (EUA), advertindo que tais alianças poderiam prejudicar os agricultores do país. EUA e Brasil, os dois maiores produtores de etanol do mundo, procuram maneiras para criar um mercado global para o biocombustível por meio da promoção de padrões comuns, segundo autoridades do Departamento de Estado americano.

O presidente dos EUA, George W. Bush, deve discutir o assunto esta semana, quando se encontrar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua visita ao país. As duas nações, que juntas produzem 70% de todo o etanol mundial, estabeleceram o objetivo de ampliar o comércio bilateral até 2010. A idéia da parceria foi duramente atacada pelo senador Chuck Grassley, de Iowa, republicano pertencente ao Comitê de Agricultura do Senado e defensor dos interesses de agricultores americanos.

Em janeiro, Bush pediu ao Congresso que aprovasse um aumento de cinco vezes no uso do etanol até 2017. Os produtores de etanol nos EUA estão elevando a capacidade, mas autoridades administrativas avisam que há um limite de produção para o etanol do milho.

"Não consigo compreender por que os EUA pensariam em gastar dinheiro dos impostos para encorajar a produção de etanol em outros países, produção esta que poderia competir diretamente com o etanol dos EUA", escreveu Grassley numa carta a Bush na sexta-feira.

Os EUA e o Brasil avaliam um plano para a construção de usinas de etanol em países do Caribe que poderiam usufruir da isenção da tarifa de importação americana de 54 centavos por galão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13