Exploração

Noruega concede recorde de 75 licenças de exploração de petróleo

Reuters, 17/01/2018
17/01/2018 12:50
Visualizações: 196

A Noruega concedeu um recorde de 75 licenças de exploração de petróleo no mar, para Statoil, Aker BP, Shell, Total e ConocoPhillips, dentre outras, disse nesta terça-feira o Ministério da Energia.

As licenças incluem 45 no Mar do Norte, 22 no Mar da Noruega e 8 no Mar de Barents e foram concedidas em uma rodada de licenciamento anual chamada APA, iniciada pela Noruega em 2003 para incentivar a exploração e o desenvolvimento de descobertas próximas infraestrutura existente.

"O número de licenças é o mais alto já concedido em uma rodada de licenciamento na plataforma continental norueguesa. O acesso a novas áreas de exploração prospectiva é um pilar central da política de petróleo do governo", disse o ministro da Energia, Terje Soeviknes, em um comunicado.

As 75 licenças foram concedidas a 34 empresas, das quais 19 ganharam o direito de liderar projetos.

Os ambientalistas criticaram a expansão da área de exploração através das rodadas APA no Mar de Barents, dizendo que tais movimentos em uma área amplamente inexplorada com apenas dois campos produtores excedem o objetivo original das rodadas.

No total, 39 empresas fizeram ofertas pelas áreas oferecidas, ante 33 empresas na rodada anterior, há um ano, quando o ministério concedeu 56 licenças de exploração.

A Statoil foi a maior vencedora da última rodada, com 31 licenças, incluindo 17 como operadora, enquanto a Aker BP ficou em segundo lugar, com 23 licenças, das quais 14 como operadora.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13