Indústria naval

Norskan Offshore encomenda navio ao Promar

Contrato entre empresa norueguesa e estaleiro localizado em Niterói será assinado nesta terça-feira com a presença de autoridades. Serão investidos US$ 46 milhões na construção do navio de apoio do tipo Anchor Handling Tug Supply (AHTS) 18000.

Redação
11/07/2005 03:00
Visualizações: 188
O grupo norueguês Norskan Offshore e o Estaleiro Promar, instalado em Niterói, assinam nesta terça-feira (11/07) contrato para construção de um navio de apoio offshore, do tipo Anchor Handling Tug Supply (AHTS) 18000, especializado no manuseio de âncoras. Estarão presentes na cerimônia de assinatura o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o diretor da Norskan no Brasil, Hans Falnes Ellingsen, e demais autoridades e executivos do setor.
No mesmo evento será realizado o ato simbólico da entrega da embarcação AHTS 15000, o Norskan Copacabana, que teve como madrinha a governadora Rosinha Garotinho durante seu lançamento ao mar no Estaleiro Ilha S/A (EISA), em 2004. Segundo Victer, a encomenda ao Promar é uma demonstração de que os estaleiros do estado do Rio de Janeiro estão cada vez mais capacitados a atender às demandas do setor naval e offshore internacional com preços e prazos competitivos.
A construção da nova embarcação terá investimentos de cerca de US$ 46 milhões e vai gerar mais de 300 empregos diretos. "Vale destacar que os contratos destas embarcações tiveram suas bases acertadas durante missão empresarial fluminense à Noruega, liderada pelo Governo do Estado, realizada em outubro de 2004", lembrou Wagner Victer.
Segundo o diretor da Norskan, Hans Falnes Ellingsen, a embarcação terá 2.450 toneladas de porte bruto; 80,5 metros de comprimento; 18 metros de boca; calado (profundidade do casco) de 6,6 metros; e 8 metros de pontal. "A potência do AHTS 18000 será de 16.820 BHP e o guincho para o manuseio de âncoras terá capacidade de 450 toneladas", informou o executivo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19