Drilling

Norbe VIII retoma operações em novembro após conclusão de manutenção programada

Embarcação passou 28 dias em dique seco no estaleiro do Rio Grande (RS). É a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que um navio de grande porte é retirado da água para manutenção.

Redação TN Petróleo/Assessoria Foresea
14/10/2024 13:17
Norbe VIII retoma operações em novembro após conclusão de manutenção programada Imagem: Divulgação FORESEA Visualizações: 2038

O navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, empresa líder no setor de perfuração offshore no Brasil, já pode ser visto ancorado entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. A embarcação acaba de chegar à Baía de Guanabara para a etapa final de uma manutenção programada, iniciada em 9 de agosto. A previsão é de que o navio retome suas operações em um novo contrato já em novembro.

A sonda chega ao Rio de Janeiro depois de 28 dias fora da água, no Estaleiro Rio Grande (RS), onde passou por limpeza, revisão geral e pintura – o que incluiu a impressão da logomarca da Foresea no casco e na torre da embarcação. Essa foi a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que um navio de grande porte foi colocado em um dique seco para manutenção. A primeira foi em 2023, quando, de forma pioneira, o navio-sonda ODN I, também da Foresea, permaneceu 66 dias em docagem fora da água.

“Essa é uma manutenção de classe que fazemos a cada 5 anos para manter a excelência operacional dos nossos ativos. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, principalmente na etapa em dique seco, que é sempre uma operação complexa. Houve intenso planejamento e tudo está correndo como previsto, com êxito, de forma a garantir que a Foresea continue apresentando os melhores índices de eficiência do mercado”, comemora o COO da Foresea, Heitor Gioppo.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a etapa da manutenção programada em dique seco.

Sobre a Norbe VIII

Construída em 2011, a Norbe VIII é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico em lâmina d’água de até 3 mil metros, capaz de perfurar poços de até 12.195 metros. Foi a primeira sonda de perfuração de águas ultraprofundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina d'água abaixo de 500 metros com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem.

Sobre a Foresea - A Foresea oferece soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa possui certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda frota e detém o maior índice de uptime operacional do mercado.

Atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil. Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia respeita os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança. Mais informações: www.foresea.com.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.