ROG.e 2024

No primeiro dia da ROG.e 2024, Vallourec apresenta inovações voltadas para descarbonização

Alinhada às práticas ESG, Empresa se fortalece como fornecedora de tubos de aço com menor emissão de CO2 equivalente do mercado

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/09/2024 20:16
No primeiro dia da ROG.e 2024, Vallourec apresenta inovações voltadas para descarbonização Imagem: Valloiurec Visualizações: 2033 (0) (0) (0) (0)

A Vallourec, uma das líderes mundiais em soluções tubulares premium, está presente na ROG.e 2024 apresentando soluções tubulares inovadoras e inteligentes para os mercados de energia. Até esta quinta-feira (23), a Empresa demonstra, em seu estande no Boulevard Olímpico, como está liderando a transição energética de forma pioneira, acompanhando os seus clientes em suas atividades de transição energética e ajudando a definir novos padrões para a indústria.

A partir de uma série de tecnologias inovadoras em toda sua cadeia produtiva, a Empresa vem fortalecendo seu compromisso com o meio ambiente. Como consequência, produz os tubos de aço sem costura com a menor emissão de gás carbônico equivalente (CO2e) do mercado. Para se ter uma ideia, o processo de produção dos tubos Vallourec gera 1,27 tonelada de CO2e por tonelada de aço – cerca de 30% a menos da média para a indústria, que é de 1,91 tonelada de CO2e, conforme a Worldsteel Association.

Ao longo de décadas, a Vallourec investe em tecnologias e processos para desenvolvimento de fontes alternativas à energia não renovável, contribuindo para o alcance desses resultados sustentáveis. Uma dessas iniciativas é a Carboval, uma tecnologia de carbonização contínua para a produção de carvão vegetal, criada e patenteada pela Vallourec, com grande potencial para revolucionar o setor de energia. A Carboval reduz o ciclo de transformação da matéria-prima de 16 dias para 16 horas, sem emissão de metano e com aproveitamento de cerca de 95% da energia contida na madeira.

“A Vallourec tem papel estratégico no abastecimento de setores essenciais da economia brasileira e mundial. A meta global do Grupo de reduzir em 25% as emissões de gases de efeito estufa até 2025 foi alcançada antecipadamente. Agora, temos o objetivo de reduzir as emissões em mais 30% até 2030. Com uma seleção de soluções pioneiras, elaboradas a partir do uso sustentável de recursos naturais, contribuímos com a melhoria da performance dos nossos clientes no que diz respeito à sustentabilidade nos seus negócios”, ressalta André Lacerda, Vice-presidente Sênior da América do Sul para o Segmento Tubos.

Rodrigo Rennó, diretor Comercial da Vallourec América do Sul, os tubos de aço sem costura com a menor pegada de carbono do mercado são um diferencial, por exemplo, para operadores na produção offshore no pré-sal brasileiro e em outros mercados na América do Sul e no mundo, por contribuírem com uma cadeia produtiva mais limpa.

Por meio do seu portfólio de soluções para a transição energética, a Vallourec® New Energies, a Empresa também apoia seus clientes na pesquisa e desenvolvimento de soluções para atividades de baixo carbono em segmentos como o geotérmico, solar, de captura de carbono, hidrogênio e de biomassa. “A Vallourec® New Energies reforça a nossa ambição de estarmos totalmente integrados à economia de baixo carbono”, destaca Rennó.

Vallourec apresenta inovações na ROG.e

Dentre os produtos e soluções que a Vallourec exibirá no evento, os visitantes podem conhecer o Submagnético Freeflow®, desenvolvido e patenteado pela Empresa, que utiliza força magnética para prevenir incrustações nas colunas de produção dos poços de petróleo. A inovação reduz o impacto ambiental da operação – ao evitar injeção de ácido para limpeza das colunas – e evita as paradas na produção para os procedimentos de manutenção, eliminando os elevados custos do processo.

O estande também apresenta Delphy, sistema subterrâneo de armazenamento vertical de hidrogênio, capaz de armazenar até 100 toneladas de gás hidrogênio em condições máximas de segurança, utilizando tubos e conexões com tecnologia de vedação e resistência anticorrosiva extensivamente testados e validados.

O estande da Vallourec está localizado no Armazém 5, F17.

Sobre a Vallourec

A Vallourec está entre os líderes mundiais em soluções tubulares premium para os mercados de energia e para aplicações industriais exigentes, como poços de petróleo e gás, nas condições mais adversas; usinas de energia de nova geração; projetos arquitetônicos desafiadores; e equipamentos mecânicos de alto desempenho. O espírito pioneiro e a pesquisa e desenvolvimento de ponta da Vallourec abrem novas fronteiras tecnológicas. Com cerca de 16 mil empregados dedicados e motivados em mais de 20 países, a Vallourec trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos: oferece soluções tubulares inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar cada projeto possível.

No Brasil, a Vallourec possui oito unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno das unidades produtoras de tubos; e a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro.

A empresa conta, ainda, com uma unidade de Negócios no estado, provedora de serviços administrativos. Com linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a Vallourec Tubos para Indústria (VTI) fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. E, no Espírito Santo, fornece serviços de revestimento anticorrosivo.

PARCEIROS DE CONTEÚDO

           

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22