Gas natural

No Paraná, Compagas participa de Fórum Empresarial em Ponta Grossa

Redação/Assessoria
07/10/2019 09:06
Visualizações: 342

Com o objetivo de apresentar questões relacionadas à matriz energética do Estado do Paraná e a importância do gás natural encanado o para o desenvolvimento dos municípios, o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra, participou, na última sexta-feira (04), da edição especial do Fórum Empresarial em Ponta Grossa. O evento, que também contou com apresentação do presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, foi realizado na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários e lideranças da região.

Institucional

Em sua apresentação, Lamastra reforçou as principais vantagens do gás encanado e o potencial de crescimento. “O gás é um insumo altamente competitivo e de grande atratividade, principalmente para as indústrias, por seus inúmeros benefícios, os quais se inclui a alta eficiência energética, o fornecimento contínuo, a menor emissão de poluentes na atmosfera – ou seja, é um combustível mais limpo, além de mais seguro que seus principais concorrentes. Por todos os seus benefícios, a presença da infraestrutura do gás é um fator atrativo para a instalação de novas indústrias, o que contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento local”, destacou.

Presente em Ponta Grossa desde 2000, a Compagas conta com uma rede de distribuição de gás natural no município de cerca de 90 km de extensão, que atende cerca de 300 unidades domiciliares, dois estabelecimentos comerciais, dois postos de combustível e 23 indústrias, com um volume médio de 1,8 milhões de m³ por mês. “Nos últimos cinco anos, a Compagas investiu mais de R$ 100 milhões na região dos Campos Gerais para a ampliação da rede e captação de clientes. A expectativa para o município é ampliar ainda mais este atendimento”, explica Lamastra.

Ponta Grossa conta com mais de 348 mil habitantes e está entre as 100 cidades do Brasil com maior valor do Produto Interno Bruto (PIB). É de olho neste mercado que a Compagas executa uma ação de levantamento sobre o potencial energético do município, considerando a localização dos consumidores, os combustíveis utilizados e sua competitividade frente ao gás natural, para posterior avaliação da demanda e ampliação da rede na região. “É fundamental a formação e o desenvolvimento de novos polos de consumo do gás no Estado, pois essa matriz energética é a que melhor atende – e de forma econômica mais viável – a atividade industrial e, consequentemente, apoia o desenvolvimento e a expansão industrial”, finaliza.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.