Energia elétrica

No MME, aconteceu o evento "Modernização do Setor Elétrico: workshop Lastro e Energia"

Redação/Assessoria MME
22/08/2019 09:44
No MME, aconteceu o evento "Modernização do Setor Elétrico: workshop Lastro e Energia" Imagem: Marisete Pereira, MME Visualizações: 968

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), realizou ontem, 21, o workshop Lastro e Energia, que contou com a participação de aproximadamente 200 profissionais do setor elétrico. O evento faz parte das discussões sobre a Modernização do Setor Elétrico.

A Secretária-Executiva do MME, Marisete Pereira (foto), transmitiu aos convidados uma mensagem do Ministro Bento Albuquerque. Para o Ministro, a correta elaboração do desenho de mercado é fator essencial para manter a sustentabilidade da expansão, com a adequada alocação dos custos e dos riscos, permitindo cumprir o objetivo de abrir o mercado de energia elétrica.

Em seu discurso, Marisete afirmou que na próxima semana será aberta uma consulta pública com o trabalho desenvolvido pela EPE. Paralelamente, em meados de setembro será realizada uma sessão pública para os agentes apresentarem percepções, contribuições e aprimoramentos relacionados ao tema Lastro e Energia.

No âmbito da Modernização do Setor Elétrico, os trabalhos desenvolvidos até o momento, já nos permitiram realizar alguns avanços, são eles: a publicação de Portaria autorizando a utilização do despacho semi-horário a partir de 2020, e do preço da energia em base horária, a partir de janeiro de 2021; e a abertura de uma consulta pública sobre a continuidade da trajetória de redução do limite de demanda do consumidor livre, ampliando, assim, a quantidade de consumidores que poderão optar por comprar energia de qualquer fonte.

“São pleitos do setor elétrico há quase duas décadas, que revelarão, ao consumidor, os reais valores que estão sendo pagos pela energia, possibilitando escolhas mais eficientes e menos dispendiosas, as quais, ao final, reduzirão o custo da energia”, afirmou o Ministro em suas palavras transmitidas no evento.

A mesa de abertura foi composta por autoridades das entidades envolvidas no processo de modernização: a Secretária-Executiva do MME, Marisete Pereira, o Secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico do MME, Reive Barros, o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Barata, o Conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Ary Pinto, o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, e o Superintendente de Regulação da Geração, Christiano Vieira, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.