Energia elétrica

No MME, aconteceu o evento "Modernização do Setor Elétrico: workshop Lastro e Energia"

Redação/Assessoria MME
22/08/2019 09:44
No MME, aconteceu o evento "Modernização do Setor Elétrico: workshop Lastro e Energia" Imagem: Marisete Pereira, MME Visualizações: 1079

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), realizou ontem, 21, o workshop Lastro e Energia, que contou com a participação de aproximadamente 200 profissionais do setor elétrico. O evento faz parte das discussões sobre a Modernização do Setor Elétrico.

A Secretária-Executiva do MME, Marisete Pereira (foto), transmitiu aos convidados uma mensagem do Ministro Bento Albuquerque. Para o Ministro, a correta elaboração do desenho de mercado é fator essencial para manter a sustentabilidade da expansão, com a adequada alocação dos custos e dos riscos, permitindo cumprir o objetivo de abrir o mercado de energia elétrica.

Em seu discurso, Marisete afirmou que na próxima semana será aberta uma consulta pública com o trabalho desenvolvido pela EPE. Paralelamente, em meados de setembro será realizada uma sessão pública para os agentes apresentarem percepções, contribuições e aprimoramentos relacionados ao tema Lastro e Energia.

No âmbito da Modernização do Setor Elétrico, os trabalhos desenvolvidos até o momento, já nos permitiram realizar alguns avanços, são eles: a publicação de Portaria autorizando a utilização do despacho semi-horário a partir de 2020, e do preço da energia em base horária, a partir de janeiro de 2021; e a abertura de uma consulta pública sobre a continuidade da trajetória de redução do limite de demanda do consumidor livre, ampliando, assim, a quantidade de consumidores que poderão optar por comprar energia de qualquer fonte.

“São pleitos do setor elétrico há quase duas décadas, que revelarão, ao consumidor, os reais valores que estão sendo pagos pela energia, possibilitando escolhas mais eficientes e menos dispendiosas, as quais, ao final, reduzirão o custo da energia”, afirmou o Ministro em suas palavras transmitidas no evento.

A mesa de abertura foi composta por autoridades das entidades envolvidas no processo de modernização: a Secretária-Executiva do MME, Marisete Pereira, o Secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico do MME, Reive Barros, o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Barata, o Conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Ary Pinto, o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, e o Superintendente de Regulação da Geração, Christiano Vieira, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.