Internacional

No Japão, novo sistema de descontaminação nuclear será colocado em prática

Após oito meses dos acidentes radioativos do Japão, a prefeitura de Fukushima anunciou que está em desenvolvimento um plano para descontaminar regiões atingidas pela radiação. Uma empresa privada desenvolveu o novo sistema que submete os destroços a um tratamento térmico em um ambiente livre

Agência Brasil
28/11/2011 10:15
Visualizações: 809
Após oito meses dos acidentes radioativos do Japão, a prefeitura de Fukushima anunciou que está em desenvolvimento um plano para descontaminar regiões atingidas pela radiação. Nesta região está localizada a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi cujos reatores sofreram danos em decorrência do terremoto seguido por tsunami provocando vazamentos e explosões. A área de 30 quilômetros ao redor da usina foi esvaziada para evitar mais riscos de contaminação.

De acordo com autoridades, uma empresa privada, com sede em Tóquio, desenvolveu o novo sistema de descontaminação. Os destroços serão submetidos a um tratamento térmico em um ambiente livre de oxigênio e à base de gás, óleo e pó cerâmico. O objetivo é transformar o material em cinzas não contaminadas. O trabalho deve começar em dezembro.

Em 11 de março deste ano, o Japão foi atingido por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter seguido de tsunami. Os abalos provocaram vazamentos e explosões na usina nuclear. O governo japonês determinou o esvaziamento de nove cidades ao redor de Fukushima e as pessoas ainda moram de forma improvisada.

Também foi determinada a suspensão da produção e comercialização de alimentos da região de Fukushima. Os acidentes no Japão geraram preocupações na comunidade internacional que ampliou a atenção em relação à segurança das usinas nucleares no mundo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.