Energia elétrica

No evento “Setor Energético: Desafios e Oportunidades” em São Paulo, ministro destaca os próximos leilões

Redação/Assessoria MME
28/02/2019 10:02
Visualizações: 1077

Bento Albuquerque do MME, participou ontem (27/02), de evento no BTG Pactual, em São Paulo. Bento Albuquerque fez a abertura do painel “Setor Energético: Desafios e Oportunidades”, que teve como mediador o secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino.

Na ocasião, o ministro confirmou o calendário de leilões de geração e transmissão de energia que ocorrerão em 2019. O leilão de geração A-4 tem previsão de realização em junho e o A-6 deve acontecer em setembro. Com investimentos na casa dos R$ 4 bilhões, está previsto para dezembro o leilão de transmissão, que vai oferecer aos investidores 15 lotes de empreendimentos e a construção de 1.700 quilômetros de linhas.

Em conversa com jornalistas, o ministro foi questionado sobre a capitalização da Eletrobras. Bento Albuquerque falou sobre a importância de, primeiramente, se definir um plano de trabalho, que envolve outros Ministérios, além do Tribunal de Contas da União e da Advocacia Geral da União. “A empresa, seja ela Eletrobras ou qualquer outro órgão, tem que voltar a ter capacidade de investir”, afirmou o ministro".

O ministro lembrou ainda que “a descotização é fundamental”. “Não adianta você querer se desfazer da Eletrobras ou apenas os seus ativos, sem ter resolvido a questão do GSF, da descotizazação da empresa, pois hoje em dia ela não tem condições de investir considerando o preço da energia que ela recebe.

Sobre o linhão de transmissão para conectar Boa Vista a Manaus, Bento Albuquerque declarou: “o que nós vamos fazer é, através de uma ação coordenada, conseguir logo essa licença de instalação que já dura praticamente cinco anos”. “Precisamos é chegar a uma resolução que permita, a curto prazo, até o meio do ano, termos essa licença, para que as obras se iniciem”, concluiu.

Atualmente, Roraima é o único estado desconectado da rede de transmissão de energia e depende em grande parte das importações de energia da Venezuela.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.