<P>A feira, que será promovida pela Prefeitura de Niterói e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, no Caminho Niemeyer. A expectativa e responsabilidade em relação à segunda edição já levaram à ampliação o comitê organizador, com as ...
Da redaçãoA feira, que será promovida pela Prefeitura de Niterói e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, no Caminho Niemeyer. A expectativa e responsabilidade em relação à segunda edição já levaram à ampliação o comitê organizador, com as presenças da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Transpetro, Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). O coordenador do comitê técnico será Alceu Mariano, diretor da empresa Keppel Fels.
A secretária propôs ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que seja criado, através do programa de política industrial do governo federal, um forte braço de desenvolvimento tecnológico nacional voltado, principalmente, para a área naval, o que foi bem acolhido e desdobrado. Incorporado aos objetivos da Fenashore, o comitê técnico desenvolverá o tema.
Também foi incorporada às metas da feira a proposta da Prefeitura de tratar estrategicamente a relação do desenvolvimento naval-offshore, a cidade-Niterói 2020 e a mostra de nacionalização que será organizada pelo Sebrae com as empresas brasileiras do setor. Ainda foi apontado o marco programático tecnologia/nacionalização/desenvolvimento/capacitação de recursos humanos, além de definidas responsabilidades e configurada grande sinergia.
Segundo a coordenadora do comitê organizador da Niterói Fenashore II, Jandira Feghali, a intenção é utilizar a experiência adquirida na primeira edição da feira para realizar um evento ainda melhor do que em 2005.
“Nossa intenção é ampliar ainda mais a Fenashore, reforçando sempre que Niterói é um pólo de referência neste segmento”, afirmou a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do município. Também participaram da reunião do dia 3 o secretário-executivo do IBP, Álvaro Teixeira, o presidente da Firjan-Leste, Luiz Caetano Alves, o gerente regional do Sebrae, Américo Diniz, o gerente geral do Sesi/Senai, Leandro Terra Seca, o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Adilson Araújo, o superintendente do estaleiro Renave/Enavi, Mauro Saramago, o diretor comercial do Estaleiro Mauá Jurong, José Simas, o representante da concessionária Águas de Niterói, Raul Simões, o subsecretário de geração de emprego e renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Celso Cunha, a representante da Secretaria de Cultura de Niterói, Ângela Provetti, a subsecretária de serviços públicos de Niterói, Lindalva Cid, a coordenadora de eventos e comitês da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, Fernanda Véga, e o superintendente de marketing da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Roberto Leoni.
Fale Conosco