Fornecedora de sistemas de cabeamentos, a francesa Nexans fechou um contrato de 33.5 milhões de euros com a Petrobras para desenvolver, fabricar e fornecer mais de 65 km de cabos umbilicais de controle eletro-hidráulico, destinados aos campos de petróleo e gás natural em águas profundas de Tamb
Da RedaçãoFornecedora de sistemas de cabeamentos, a francesa Nexans fechou um contrato de 33.5 milhões de euros com a Petrobras para desenvolver, fabricar e fornecer os cabos umbilicais de controle eletro-hidráulico, destinados aos campos de petróleo e gás natural em águas profundas de Tambaú e Uruguá, situados na bacia de Santos a aproximadamente 160 km da costa em frente à cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Estes cabos umbilicais conectarão o FPSO Cidade de Santos MV20 dos campos de petróleo e gás de Tambaú-Uruguá aos coletores submarinos e estes últimos aos poços de produção. A planta especializada de Halden, na Noruega, irá produzir um total de mais de 65 km de cabos umbilicais, em 16 longitudes, para sua instalação em águas com 1.500 metros de profundidade. Os umbilicais pesarão aproximadamente 2.400 toneladas, um peso excepcional para umbilicais submarinos. Os elementos elétricos dos umbilicais serão fabricados na planta de Rognan na Noruega. A Petrobras visa desenvolver a produção dos campos em um curto intervalo de tempo, motivo pelo qual os cabos umbilicais estão sendo fabricados em um ritmo acelerado, para garantir sua entrega no primeiro trimestre de 2010.
"Este importante contrato em águas profundas com a Petrobras confirma a posição da Nexans como um dos líderes do mercado de umbilicais submarinos", comentou Krister Granlie, Diretor Geral das Atividades de Alta Tensão Submarina e Umbilicais da Nexans. "Acreditamos que este contrato de umbilicais em tubos de aço, tem uma importância particular já que posiciona a Nexans como um fornecedor internacional para os futuros projetos submarinos da Petrobras."
O campo de Tambaú contém reservas estimadas em 51 bilhões de metros cúbicos de gás, enquanto o de Uruguá contém 250 milhões de barris de petróleo e 37 bilhões de metros cúbicos de gás.
Fale Conosco