O grupo NetMarinha, especializado nos mercados de logística e comércio internacional, anunciou ontem (31/03), o lançamento de dois novos eventos voltados para o setor: o Brasil Trade Summit e o Nordeste Trade Summit. Para os próximos 12 meses, o NetMarinha prevê um investimento de R$ 3 milhões em todo o projeto que, além dos eventos, inclui a criação da revista Trade Summit, da rede social de negócios Trade Partners Club e também a reformulação visual e editorial de seu site.
A primeira edição do Brasil Trade Summit, que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro, chega com a proposta de ser a maior feira de logística, transporte e comércio internacional do país, atraindo um público de aproximadamente 10 mil pessoas do Brasil e do exterior.
“O comércio internacional brasileiro fechou o ano de 2010 com um volume de US$ 400 bilhões, mas esse resultado corresponde a menos de 2% do total do comércio mundial. Temos potencial para crescer muito”, afirma Ricardo Demasi, CEO do NetMarinha. “O bom momento da economia do Rio de Janeiro deve colaborar para atrair muitos visitantes internacionais para o evento”, completa o executivo.
Outro lançamento do NetMarinha é o Nordeste Trade Summit, que acontecerá nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2012, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções Área Norte, em Recife. A escolha da região para sediar um evento de negócios focado em logística e comércio internacional é resultado do crescimento acentuado da economia nordestina que, em 2010, avançou, proporcionalmente, um terço a mais que a economia brasileira em geral. “Com mais investimentos na logística da região, esse crescimento poderia ser ainda maior”, diz Demasi. A previsão é que a feira atraia cerca de 7 mil visitantes.
“Nossa principal proposta é fortalecer o Brasil no mercado global, estimulando seu crescimento. Com as duas novas edições da feira Trade Summit, o objetivo é promover uma aliança entre empresas, instituições e governo com metas que visem o crescimento da participação do Brasil no mercado internacional”, ressalta Demasi.
Além dos novos eventos, o grupo NetMarinha apresenta também a revista bimestral Trade Summit, que abordará não somente temas técnicos do setor, mas também terá sessões sobre carreira e gestão, viagens, saúde e bem-estar. “Os profissionais do setor têm interesses variados e não existe, hoje, no mercado, uma publicação que reúna tantas informações técnicas, mas de forma leve e agradável”, afirma o executivo. Outra novidade é a rede social de negócios Trade Partners Club, que tem o objetivo de criar um ambiente de negócios onde profissionais da área possam divulgar serviços, trocar informações que agreguem valor ao seu dia-a-dia e até fechar negócios online. Os membros da rede também receberão um cartão físico que oferecerá benefícios como convênios com hotéis e cooperativas de táxi em todo o Brasil.