Comunicação Case

Nestlé torna acessíveis as embalagens de seus 1,2 mil produtos com foco na autonomia de pessoas com deficiência visual

Redação Tn com assessoria Nestlé
28/10/2025 11:03
Nestlé torna acessíveis as embalagens de seus 1,2 mil produtos com foco na autonomia de pessoas com deficiência visual Imagem: Divulgação Visualizações: 71

Olá! Mais um case de comunicação do nosso projeto R I A Ç Ã O*

Inspirem-se!🥰

A Nestlé acaba de lançar a iniciativa “Rótulos que Falam”, projeto que visa transformar a maneira como 17 milhões de brasileiros com deficiência visual ou não alfabetizadas têm acesso às informações de produtos alimentícios. Por meio de um aplicativo que faz a leitura, em voz alta, das informações nutricionais e de ingredientes, agora todos os 1,2 mil produtos do portfólio Nestlé - incluindo marcas como Ninho, Leite Moça, KitKat e Nescau - são acessíveis para pessoas cegas, com baixa visão e outras condições que impossibilitam ou dificultam a leitura. 

A ferramenta, desenvolvida pela startup Alia Inclui, traz funcionalidades como comando de voz para localizar o código de barras, chatbot com inteligência artificial para esclarecer dúvidas específicas (como presença de glúten ou lactose) e a possibilidade de pular partes da leitura conforme o interesse do usuário.

O projeto nasceu da escuta ativa da companhia sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual. Com o apoio da Fundação Dorina Nowill e da nutricionista Regiane Silva, integrante do time de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé e pessoa com deficiência visual, o aplicativo passou por diversas etapas de teste e aperfeiçoamento. Durante o processo, 15 consumidores cegos participaram de grupos focais e testaram as funcionalidades do aplicativo, resultando em NPS 83 (nível de excelência) e na implementação de 41 melhorias antes do lançamento oficial.

O desenvolvimento contou também com o apoio do Panela, plataforma de inovação aberta da Nestlé, que reuniu startups para buscar soluções de acessibilidade em larga escala. A Alia Inclui foi selecionada pela praticidade de uso e pelo potencial de adesão junto à população - de acordo com pesquisas, cerca de 87% das pessoas com deficiência visual utilizam smartphones. O resultado é um modelo escalável, simples e de alto impacto social, pioneiro em sua proposta de alcance no setor de alimentos.

“Na Nestlé, acreditamos que a inclusão precisa sair do discurso e se traduzir em ações concretas, que realmente impactem o dia a dia das pessoas. O projeto Rótulos que Falam nasceu do desejo de ampliar a autonomia de milhões de brasileiros que ainda enfrentam barreiras, como ler um rótulo ou identificar um produto na despensa. Nossa missão é usar o poder das nossas marcas e da inovação para tornar o consumo mais acessível, humano e inclusivo, e convidamos toda a indústria a se unir a esse movimento”, afirma Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-estar da Nestlé.

Diversidade na prática

Com mais de 100 anos de história no país e presente em 99% dos lares brasileiros, a empresa busca ser um reflexo da diversidade do Brasil. Hoje, cerca de 180 pessoas com deficiência visual fazem parte dos quadros da Nestlé, que conta com cerca de 5,5% de pessoas colaboradoras com deficiência.  

A companhia também investe na promoção de ações de letramento racial, combate ao etarismo, valorização das pessoas com deficiência e representação plural em suas campanhas e plataformas digitais. “Nosso compromisso é representar o Brasil como ele é. A diversidade é parte da nossa cultura e uma força que impulsiona a inovação. Quando diferentes vozes participam das decisões, construímos soluções mais humanas, relevantes e conectadas com a sociedade”, afirma Augusto Drumond, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé.

O projeto Rótulos que Falam simboliza um movimento coletivo pela acessibilidade. A Nestlé investiu no aprimoramento do aplicativo para que outras empresas também possam integrar seus portfólios à plataforma, ampliando o alcance da inclusão e convidando toda a indústria a fazer parte dessa mudança.

O aplicativo leva o nome da startup “Allia Inclui” e pode ser baixado via Google Play ou Apple Store

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

*C R I A Ç Ã O é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/publicidade, criadas e exibidas no mundo todo e que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor. A ideia é que possam servir de inspiração para a área criativa da nossa indústria e ajudar a tornar o nosso mercado mais humano, solidário e sustentável. Ah! E, caso tenham profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda!😊💚

*A curadoria dos conteúdos para este projeto está sob a coordenacão da nossa diretora de comunicação, Lia Medeiros


 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação Case
Nestlé torna acessíveis as embalagens de seus 1,2 mil pr...
28/10/25
Transição Energética
Fórum de Powershoring em Fortaleza debate aceleração de ...
24/10/25
Financiamento
Banco do Nordeste investirá R$ 360 milhões para reforçar...
23/10/25
Saúde e Bem-estar
Global Work lança ecossistema com avatares para promover...
22/10/25
Energia Elétrica
Auditório lotado no SNPTEE para o painel "Batalha das Co...
21/10/25
Comunicação
Great ideas start on Mac Filme da Apple tem narração de ...
21/10/25
Margem Equatorial
Concessão de licença para perfuração na Margem Equatoria...
20/10/25
Saúde e Bem-estar
Dados da Gallup revelam como paz, saúde e bem-estar emoc...
20/10/25
Saúde e Bem-estar
Dados da Gallup revelam como paz, saúde e bem-estar emoc...
20/10/25
COP30
Especialistas defendem foco em implementação, financiame...
17/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Prêmio
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Certificação
Asia Shipping recebe Selo de Maturidade nível Ouro por s...
08/10/25
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Instituto Conselheira 101 e Fundação Dom Cabral ampliam ...
08/10/25
Transição Energética
Edital da EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos de ...
07/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Sustentabilidade
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23