Comunicação Case
Redação Tn com assessoria Nestlé
Olá! Mais um case de comunicação do nosso projeto C R I A Ç Ã O*
Inspirem-se!🥰
A Nestlé acaba de lançar a iniciativa “Rótulos que Falam”, projeto que visa transformar a maneira como 17 milhões de brasileiros com deficiência visual ou não alfabetizadas têm acesso às informações de produtos alimentícios. Por meio de um aplicativo que faz a leitura, em voz alta, das informações nutricionais e de ingredientes, agora todos os 1,2 mil produtos do portfólio Nestlé - incluindo marcas como Ninho, Leite Moça, KitKat e Nescau - são acessíveis para pessoas cegas, com baixa visão e outras condições que impossibilitam ou dificultam a leitura.
A ferramenta, desenvolvida pela startup Alia Inclui, traz funcionalidades como comando de voz para localizar o código de barras, chatbot com inteligência artificial para esclarecer dúvidas específicas (como presença de glúten ou lactose) e a possibilidade de pular partes da leitura conforme o interesse do usuário.
O projeto nasceu da escuta ativa da companhia sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual. Com o apoio da Fundação Dorina Nowill e da nutricionista Regiane Silva, integrante do time de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé e pessoa com deficiência visual, o aplicativo passou por diversas etapas de teste e aperfeiçoamento. Durante o processo, 15 consumidores cegos participaram de grupos focais e testaram as funcionalidades do aplicativo, resultando em NPS 83 (nível de excelência) e na implementação de 41 melhorias antes do lançamento oficial.
O desenvolvimento contou também com o apoio do Panela, plataforma de inovação aberta da Nestlé, que reuniu startups para buscar soluções de acessibilidade em larga escala. A Alia Inclui foi selecionada pela praticidade de uso e pelo potencial de adesão junto à população - de acordo com pesquisas, cerca de 87% das pessoas com deficiência visual utilizam smartphones. O resultado é um modelo escalável, simples e de alto impacto social, pioneiro em sua proposta de alcance no setor de alimentos.
“Na Nestlé, acreditamos que a inclusão precisa sair do discurso e se traduzir em ações concretas, que realmente impactem o dia a dia das pessoas. O projeto Rótulos que Falam nasceu do desejo de ampliar a autonomia de milhões de brasileiros que ainda enfrentam barreiras, como ler um rótulo ou identificar um produto na despensa. Nossa missão é usar o poder das nossas marcas e da inovação para tornar o consumo mais acessível, humano e inclusivo, e convidamos toda a indústria a se unir a esse movimento”, afirma Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-estar da Nestlé.
Diversidade na prática
Com mais de 100 anos de história no país e presente em 99% dos lares brasileiros, a empresa busca ser um reflexo da diversidade do Brasil. Hoje, cerca de 180 pessoas com deficiência visual fazem parte dos quadros da Nestlé, que conta com cerca de 5,5% de pessoas colaboradoras com deficiência.
A companhia também investe na promoção de ações de letramento racial, combate ao etarismo, valorização das pessoas com deficiência e representação plural em suas campanhas e plataformas digitais. “Nosso compromisso é representar o Brasil como ele é. A diversidade é parte da nossa cultura e uma força que impulsiona a inovação. Quando diferentes vozes participam das decisões, construímos soluções mais humanas, relevantes e conectadas com a sociedade”, afirma Augusto Drumond, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé.
O projeto Rótulos que Falam simboliza um movimento coletivo pela acessibilidade. A Nestlé investiu no aprimoramento do aplicativo para que outras empresas também possam integrar seus portfólios à plataforma, ampliando o alcance da inclusão e convidando toda a indústria a fazer parte dessa mudança.
O aplicativo leva o nome da startup “Allia Inclui” e pode ser baixado via Google Play ou Apple Store.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
*C R I A Ç Ã O é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/publicidade, criadas e exibidas no mundo todo e que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor. A ideia é que possam servir de inspiração para a área criativa da nossa indústria e ajudar a tornar o nosso mercado mais humano, solidário e sustentável. Ah! E, caso tenham profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda!😊💚
*A curadoria dos conteúdos para este projeto está sob a coordenacão da nossa diretora de comunicação, Lia Medeiros
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