Etanol

Neomille recebe autorização da ANP para iniciar produção de etanol na nova fábrica em Maracaju (MS)

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/01/2024 14:40
Neomille recebe autorização da ANP para iniciar produção de etanol na nova fábrica em Maracaju (MS) Imagem: Divulgação Visualizações: 1585

A Neomille, empresa subsidiária da Cerradinho Bioenergia, recebeu a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para produzir etanol em Maracaju (MS). Os técnicos do órgão federal realizaram vistoria na nova fábrica da empresa, no dia 6 de dezembro e aprovaram a estrutura e seus processos.

Na data de 28/12/2023, a licença foi publicada no Diário Oficial, liberando o início de sua plena atividade de produção.

Focada na produção de etanol de milho e seus coprodutos como, a ração animal (DDGS), óleo e energia, a Neomille inicia a produção após 18 meses de obra, dentro da previsão inicial do projeto. Foram cerca de 4500 profissionais envolvidos durante a fase de construção. Com a conclusão, a expectativa é criar cerca de 200 empregos diretos e 600 indiretos, contribuindo significativamente para a economia regional.

A Cerradinho Bioenergia, detentora da empresa, investiu R$ 1,080 bilhão na construção de sua nova planta de etanol, com tecnologia de última geração, materializando mais uma etapa de seu plano de diversificação e expansão do negócio.

Renato Pretti, diretor executivo do Negócio Milho, esteve à frente da implantação da nova fábrica e enfatizou a dedicação da equipe do projeto, que não mediu esforços em colocar “em pé” tudo o que foi planejado. “Foram muitos desafios vencidos por uma equipe de excelência que nos dá muito orgulho”. Destacou também a colaboração e agilidade nas relações com o Governo do Mato Grosso do Sul, desde o início do empreendimento, em especial a eficiência do processo de licenciamento, que permitiu que a empresa finalizasse as construções dentro do prazo planejado para iniciar suas operações. “Agora, estamos prontos e liberados para funcionar com força total, além de ansiosos para alcançar todo o potencial da nova fábrica da Neomille”, completa Pretti.

Em sua primeira fase, a fábrica da Neomille no Mato Grosso do Sul irá processar 608 mil toneladas de milho, adicionando 3,1 milhões de cana equivalente a capacidade total de produção da CerradinhoBio, totalizando 13,6 milhões por ano safra. A nova planta tem capacidade de ofertar ao mercado 266 milhões de litros de etanol, 161 mil tons de DDGS, 10 mil tons de óleos e de comercializar 51 GWh de energia.

O startup da nova fábrica é um marco importante na história de crescimento da CerradinhoBio, representando não só um avanço para a empresa, mas também para o desenvolvimento econômico do país e da região, onde está instalada. Além de ajudar a fortalecer o mercado de biocombustíveis, contribuindo assim, com a economia de baixo carbono, essencial para a sustentabilidade de nosso planeta.

“A Companhia avança em sua agenda de expansão, mesmo em um cenário desafiador em termos de preços de etanol. Estamos trabalhando para posicionar a empresa em um lugar de destaque no setor bioenergético, com foco na excelência operacional, no desenvolvimento de nossos talentos e com visão de futuro. É um orgulho muito grande e um marco pra nossa história, iniciar a produção de mais uma unidade, agora no Mato grosso do Sul, um estado que nos acolheu e fará parte da nossa jornada de desenvolvimento”, enfatiza Paulo Motta (foto), CEO da CerradinhoBio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23