América do Sul

Negociação com a Bolívia avança para acordo parcial

Jornal do Commercio
27/10/2006 03:00
Visualizações: 202 (0) (0) (0) (0)

Memorando de entendimento deve sair até sábado

O governo brasileiro deve fechar, até o fim da semana, um memorando de entendimento com a Bolívia que permita, posteriormente, a conclusão das conversas e a substituição dos contratos atuais na área de exploração de gás, disse nesta quinta-feira o coordenador político do governo, Marco Auréio Garcia.

"Houve avanços nas áreas técnica e jurídica para se chegar a um acordo genérico, até o fim de semana, suficientemente forte para sustentar um memorando de entendimento que permita assinar novos contratos nas próximas semanas", afirmou Garcia.

De acordo com a lei de nacionalização dos recursos energéticos da Bolívia, promulgada em maio, as empresas petrolíferas que atuam no país devem assinar novos contratos sobre as operações até este sábado. O governo brasileiro preferia que as negociações não ficassem presas a um prazo específico, mas a Bolívia ainda não deu sinais de que poderia flexibilizar a situação.

Garcia reafirmou que a Petrobras poderia, eventualmente, deixar a Bolívia se não houver um acordo, apesar de comentar que houve avanço e que o desejo é a permanência.

Fontes próximas ao ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disseram que ele aguarda o resultado das negociações entre técnicos brasileiros e bolivianos - em curso desde o início da semana, em La Paz - para definir sua ida ao país vizinho. "As negociações estão acontecendo em um nível técnico. Ainda temos três dias para concluí-las", disse um interlocutor do ministro.

A mesma fonte reiterou a expectativa do governo de que, caso não seja possível concluir todos os itens da negociação até sábado um acordo parcial pode ser fechado no fim de semana. "Essa é uma possibilidade normal em uma negociação como essa", disse a fonte.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Refino
Produtoras e distribuidoras de combustíveis montam força...
29/09/25
Evento
Agenda da ABPIP em Brasília reforça urgência de ajustes ...
29/09/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro recua 3,02% e hidratado cai 0,20%
29/09/25
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Aviação Sustentável
Embraer avança em estudos com SAF após aquisição do bioc...
25/09/25
Pessoas
Roberta Becker é a nova diretora de Marketing da Copa En...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
ABIMAQ
Inteligência ambiental: ABIMAQ reúne lideranças para deb...
24/09/25
IBP
UnIBP celebra 7 anos com foco em qualificação, diversida...
24/09/25
Sísmica
Petrobras lidera fabricação inédita de sensores sísmicos...
24/09/25
Oportunidade
Petrobras abre mais de 700 vagas para jovens aprendizes ...
24/09/25
Pernambuco
Neoenergia PE renova contrato com R$ 6,1 bilhões em inve...
24/09/25
Bacia de Campos
Equinor conclui instalação do trecho de águas rasas do G...
24/09/25
Onshore
Rodada Zero: prorrogações de contratos de campos terrest...
23/09/25
Evento
Portos & Costas Brasil reúne especialistas em Itajaí
23/09/25
Evento
Copa Energia participa do Liquid Gas Week 2025, maior ev...
22/09/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne líderes globais da energia offshor...
22/09/25
Combustíveis
Etanol anidro recua 1,80% e hidratado cai 1,23%, aponta ...
22/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23