<P>O navio porta-contêineres Pantanal, da armadora brasileira Log-In, deverá atracar nesta terça-feira (13), no Porto de Santos, pela primeira vez. Recém-afretada pela companhia de navegação, a embarcação começou sua viagem inaugural na última semana, partindo de Buenos Aires, na Argentina...
A Tribuna - SPO navio porta-contêineres Pantanal, da armadora brasileira Log-In, deverá atracar nesta terça-feira (13), no Porto de Santos, pela primeira vez. Recém-afretada pela companhia de navegação, a embarcação começou sua viagem inaugural na última semana, partindo de Buenos Aires, na Argentina, em direção ao Brasil.
O Pantanal é o segundo navio da Log-In direcionado para a cabotagem — navegação entre portos de um mesmo país. No Brasil, é chamada de grande cabotagem o transporte marítimo entre os portos nacionais e do Mercosul.
A embarcação está prevista para atracar em frente ao terminal do Grupo Rodrimar, no Cais do Saboó. A expectativa é que o navio deixe o complexo amanhã.
A Log-In também possui o Amazônia, que iniciou suas escalas no começo do ano. Nos dois casos, o cais santista estará incluído na rota.
Originalmente, Santos não fazia parte das escalas dos outros navios da Log-In porque a capacidade máxima deles era de 900 TEUs (unidade que corresponde a um contêiner de 20 pés), incompatível com o volume normalmente movimentado no cais.
Juntos, os dois porta-contêineres têm capacidade para 1.700 TEUs. Atualmente, os maiores navios em operação no País podem carregar cerca de 5 mil TEUs.
Com as rotas programadas, as embarcações da armadora devem operar mensalmente 1.500 contêineres, totalizando 18 mil por ano, cada.
Os cargueiros foram afretados pela Log-In para que a empresa pudesse realizar o serviço de cabotagem enquanto seus cinco novos navios, encomendados ao Estaleiro Ilha S.A., do Rio de Janeiro, ao custo de US$ 330 milhões, não são concluídos. O primeiro deles deve ser entregue em 2010 e o último, em 2013.
Fale Conosco
22