Investimento

Nardini: nova usina em Goiás vai produzir 80 milhões de litros de etanol

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/05/2023 16:59
Nardini: nova usina em Goiás vai produzir 80 milhões de litros de etanol Imagem: Divulgação Visualizações: 1666 (0) (0) (0) (0)

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira (12/5) da inauguração da Usina de Etanol da Nardini Agroindustrial, em Aporé, ao sul de Goiás, segundo maior estado produtor de biocombustíveis no Brasil. Alckmin celebrou o potencial do empreendimento em reforçar o setor sucroenergético no estado, produzir energia limpa e gerar empregos.

A usina estima moer 900 mil toneladas de cana de açúcar para a produção de 80 milhões de litros de etanol. A partir do bagaço da cana, serão gerados 55 mil MW excedentes de energia elétrica, um reforço à economia verde e ao desenvolvimento do Brasil. "A energia vai iluminar uma metrópole através da bioeletricidade", afirmou Alckmin, que também celebrou a criação de empregos do empreendimento. Com investimentos de R$ 800 milhões, a empresa vai gerar dois mil empregos, sendo mil diretos na região. "Isso vai mudar a vida em Aporé, em toda a região e ajudar o estado de Goiás."

Alckmin lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou o diferencial de custo entre o etanol e a gasolina, que havia desaparecido com a redução de PIS-Cofins e Cide no passado. "Com isso, estimulou uma energia limpa, renovável e verde, como é o etanol".

O combustível é uma alternativa de energia mais limpa, que contribui para a renovação da matriz energética, diminuindo a emissão de gases causadores do efeito estufa. Além disso, é estratégico para a economia brasileira: o país é um dos maiores produtores e exportadores de etanol do mundo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, presente à inauguração, afirmou que a indústria sucroenergética é prioridade do governo federal e que sua pasta vem trabalhando para estimular o setor do álcool "desde o primeiro dia de governo". "Nossas diretrizes são combater a pobreza energética, estimular fontes renováveis e limpas e promover a inovação e a sustentabilidade", ressaltou o ministro.

Também presente ao evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha, lembrou que há 20 anos o presidente Lula lançava o primeiro carro flex (movido a álcool e gasolina), na Volkswagen. "Na mesma época, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, reduziu o ICMS de 25% para 12% para os combustíveis renováveis, abrindo o mercado do etanol. Crescemos a colheita da cana de 300 milhões de toneladas para 600 milhões. Dobramos", recordou.

Já o presidente da Nardini Agroindustrial, Riccardo Nardini (foto), destacou que há mais de 10 anos não se inaugura uma usina em Goiás. "Esta solenidade é um marco histórico para esse Estado. Estamos aqui para gerar emprego e desenvolvimento para a região."

A inauguração contou ainda com as presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), do prefeito de Aporé, Renato Carvalho, e dos deputados federais Cezinha Madureira (PSD-SP), Rubens Otoni (PT-GO) e Marussa Boldrin (MDB-GO).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Na OTC Houston 2025, Firjan participa da assinatura de M...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ABEMI reforça presença estratégica na OTC 2025
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ONIP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à inf...
08/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Empresa brasileira é destaque na OTC com estudo inédito ...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
08/05/25
Taxa Selic
Aumento da Selic em 14,75% aponta riscos à indústria e à...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE destaca oportunidades de investimento no setor energ...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
PPSA anuncia revisão no volume a ser ofertado no 5º Leil...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
06/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22