PD&I

Nanotecnologia: Petrobras investe no aumento de eficiência na produção de petróleo

Redação/Agência Petrobras
10/12/2019 08:30
Nanotecnologia: Petrobras investe no aumento de eficiência na produção de petróleo Imagem: Divulgação Visualizações: 1600

A Petrobras está desenvolvendo soluções nanotecnológicas com o objetivo de aumentar a produção dos seus campos de petróleo. A utilização da nanotecnologia para o uso em Recuperação Avançada de Petróleo poderá viabilizar a extração de mais óleo e gás que técnicas convencionais já utilizadas. A companhia investiu R$ 21,3 milhões nesta tecnologia nos últimos anos, utilizando recursos financeiros das cláusulas de investimentos em PD&I, regulados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"O domínio dessa tecnologia pela Petrobras poderá ser um divisor de águas para a produção offshore da companhia, com soluções mais eficientes e de menor custo que as tecnologias convencionais para Recuperação Avançada de Petróleo", afirma o gerente de reservatórios do CENPES, Cláudio Marcos Ziglio.

Por meio do seu Centro de Pesquisa (Cenpes), em parceria com grupos de pesquisa do Brasil, a companhia vem desenvolvendo soluções como nanopartículas, nanocápsulas e nanomateriais de carbono (nanotubos, grafeno e carbon black) com o objetivo de aumentar a produção de petróleo e melhorar a eficiência das operações de Poço.

"A manipulação da matéria em escala atômica e molecular é o grande diferencial da nanotecnologia. Isso permite criar novos nanomateriais com características específicas, que contribuem para aumentar a produtividade dos nossos campos de petróleo", comenta o engenheiro de petróleo do CENPES, Leonardo Alencar de Oliveira.

SPARTAN

A solução mais promissora é o SPARTAN (Sweep Performance Augmentation Realized by Thermally Activated Nanosystem), um produto desenvolvido em parceria com o Instituto de Química da UFRJ. Trata-se de um sistema termossensível (responde à temperatura, aumentando a sua viscosidade) que gelifica no interior do reservatório de petróleo e é capaz de bloquear caminhos preferenciais de água, como canais, falhas ou fraturas (cenário típico de reservatórios heterogêneos, como os do pré-sal). Como consequência, aumenta o fator de recuperação do campo de petróleo e reduz a produção excessiva de água. Estima-se que o sistema consiga ir a campo até o final de 2022. Outras soluções nanotecnológicas, como os nanomateriais de carbono e as nanocápsulas, poderão ser aplicadas até 2025. As nanocápsulas permitem a liberação controlada de produtos químicos no interior do reservatório.

A Petrobras, em parceria com institutos de pesquisa e universidades brasileiras, é pioneira no país no desenvolvimento de soluções nanotecnológicas para Recuperação Avançada de Petróleo. Por meio de Termos de Cooperação, possui parceria com a USP, UFRJ, UFF, UFMG e IPT no desenvolvimento de soluções nanotecnológicas que compreendem atividades de síntese e funcionalização dos nanomateriais, caracterização química e ensaios de laboratório.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.