Eólica Offshore

Na China, primeira turbina eólica offshore de 8MW é instalada pela Shanghai Electric

Redação/Assessoria
16/06/2020 12:24
Visualizações: 1404 (0) (0) (0) (0)

A Shanghai Electric divulgou ontem, 15/06, que a primeira turbina eólica offshore de 8 MW da China já está entrando em operação. O lançamento da turbina, que tem tecnologia de "arranque autógeno" ("black start"), demonstra que a empresa já pode aceitar pedidos em grande quantidade no mercado de turbina eólicas offshore de 8MW. A empresa também revelou planos para explorar ainda mais soluções que baseadas em energia renovável integraram sistemas de energia – combinando energia eólica, energia solar e sistemas de armazenamento de energia, aliados a internet das coisas industrial 5G+.

A turbina offshore de 8MW-167 é a turbina eólica em operação com a maior capacidade na China. Comparada com a turbina eólica de 7MW-154, a turbina D8 produz 20% mais eletricidade e reduz o custo nivelado da eletricidade (LCOE – Levelised Cost of Electricity) em cerca de 11%. A turbina de 8MW é o resultado de um contrato assinado em março de 2018 com a Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE), que dá à empresa uma licença para produzir e vender máquinas offshore 8.0-167DD da SGRE no mercado chinês.

Divulgação

A Shanghai Electric está agora em uma posição privilegiada para capitalizar o crescente mercado chinês de turbinas offshore, onde até 26GW podem estar conectados à rede até o final de 2025. A empresa prevê a criação de uma solução de energia limpa integrada que amplia o limite da liberação do potencial de energia solar e eólica.

A turbina eólica offshore de 8MW tem lâminas de 81,4 m, produzindo um diâmetro de rotação de 167 m e uma área varrida de 21.900 m2. Ela foi testada em terra no parque industrial offshore de Haojiang em Shantou. O projeto de demonstração para uma solução de energia limpa integrada também tem uma turbina eólica offshore de 4MW e fotovoltaicos em telhados de 2,42MW. Ele também incorpora armazenamento de energia, equipamento de pilha de carga com capacidade de 2MWh, um conjunto de sistemas de controle de ambiente de construção inteligente, internet das coisas industrial 5G+, centro de controle de microrrede e sistema de gerenciamento de energia, entre todos os outros elementos.

A solução foi modificada para lidar com condições na região da Ásia-Pacífico, tais como tufões e tempestades tropicais, que poderiam danificar seriamente a infraestrutura da rede e até mesmo levar a quedas de energia na área. A restauração da microrrede a partir da condição de arranque autógeno é, portanto, importante para as operadoras de microrredes. Com o "arranque autógeno", o projeto de energia inteligente fornece uma forte garantia para uma operação estável do parque industrial.

A equipe do Projeto da Shanghai Electric usou baterias de lítio como uma fonte de energia de apoio, de forma que o Sistema de Conversão de Energia pode regular a voltagem e a frequência para o valor de referência. Quando a turbina de 8MW vai para um estado ocioso, que sincroniza e conecta a voltagem de barramento da microrrede, e o vento atinge a velocidade de corte, a turbina eólica começa oficialmente a gerar energia, então a equipe pode aumentar a carga, ao mesmo tempo que retém a frequência do sistema, até que a microrrede esteja operando no modo de carga total. Graças à excelente amigabilidade da turbina de 8MW e poderoso MGCC, todo o processo é conectado à rede elétrica com zero impacto.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22