Aumento da demanda na exploração de óleo e gás no Brasil.
Redação/ Assessoria
Fornecedora de aditivos para fluidos de perfuração e químicos para as áreas de produção e estimulação no setor de óleo e gás, a MWV Specialty Chemicals introduziu recentemente em seu portfólio local 10 novos aditivos para fluidos de perfuração desenvolvidos em sua fábrica de derivativos em Duque de Caxias-RJ.
O investimento incluiu melhorias e a instalação de novos equipamentos em três reatores da planta para viabilizar o aumento e a diversificação da produção.
Líder global em especialidades químicas, a MWV Specialty Chemicals é uma divisão do Grupo MWV e desenvolve produtos químicos originados do Tall Oil, que é obtido durante o processo de fabricação de papel e celulose quando usa o Pinus como matéria-prima.
Em Palmeira-SC, a empresa possui a única biorrefinaria na América Latina a realizar o fracionamento dessa matéria-prima para obter, entre outros produtos, o ácido graxo de Tall Oil.
Na produção de derivativos na unidade fluminense, são desenvolvidos aditivos que oferecem estabilidade superior para emulsões em fluidos base óleo para as aplicações em alta temperatura.
Os produtos baseados no ácido graxo de Tall Oil ainda apresentam qualidade consistente superior quando comparados com os produtos de base vegetal.
Para ampliar seu portfólio para o segmento de Oilfield, a MWV Specialty Chemicals investiu na melhoria e adaptação de reatores da planta em Duque de Caxias.
Foram realizadas a compra e a substituição de equipamentos utilizados para misturas e reações químicas entre outros componentes.
O investimento inicial de R$ 6 milhões, recentemente anunciado no projeto de expansão da biorrefinaria de Palmeira-SC, também suportará os planos de crescimento da MWV Specialty Chemicals no segmento.
“100% dos produtos disponibilizados por nós são fabricados localmente a partir de tecnologias vindas dos EUA, onde está nossa matriz. Atendemos, assim, às exigências de conteúdo local estabelecida pela indústria de óleo e gás no Brasil e ao aumento da demanda esperado com a crescente exploração do Pré-Sal, incluindo o início das atividades exploratórias do Campo de Libra”, comenta Alexandre Castanho, diretor da MWV Specialty Chemicals na América Latina.
A MWV Specialty Chemicals planeja ainda introduzir mais quatro novos produtos até o início de 2015, entre modificadores de reologia, agentes umectantes e emulsificantes.
A empresa conta com um Centro de Pesquisa e Inovação na cidade de Charleston, nos Estados Unidos, e dois laboratórios de aplicação, sendo um na China e outro na unidade de Duque de Caxias-RJ, que trabalham de forma integrada.
“Nosso trabalho de inovação busca entender e atender aos desafios da indústria de petróleo em relação às atividades de perfuração e corrosão relacionadas à exploração do Pré-Sal”, completa Castanho.
Fale Conosco