Dia Internacional da Mulher

Mulheres no Setor Elétrico: Impulsionando avanços e transformações

Assessoria
08/03/2025 10:38
Mulheres no Setor Elétrico: Impulsionando avanços e transformações Imagem: Divulgação Visualizações: 1550

Por muitos anos, o setor elétrico foi dominado por homens, refletindo um padrão presente em diversas áreas da indústria e de infraestrutura. No entanto, nas últimas décadas, a participação das mulheres começou a crescer de forma significativa, impulsionada por mudanças culturais, educacionais e até corporativas. Desde a Revolução Industrial, passamos por transformações e conquistas relevantes, mas ainda seguimos lutando por respeito, espaço, mais reconhecimento, oportunidades para qualificação e divisão de tarefas, inclusive no lar para que possamos ampliar nosso espaço no mercado de trabalho.

 

Pesquisas revelaram que as mulheres representam cerca de 32% no setor de energia renovável. Esse percentual é superior ao encontrado nas indústrias de combustíveis fósseis, onde a participação feminina é de 22%. Já no Brasil o quadro é um pouco diferente, mas não menos importante. Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2023, revelou que a participação feminina no setor elétrico é de aproximadamente 20%.

 

Embora ainda seja um número baixo, é possível perceber uma evolução positiva, com um aumento gradual da participação das mulheres nesse setor, antes dominado por homens. O progresso se nota na crescente presença feminina em congressos, eventos e feiras do setor.

 

É notório que muitas companhias do setor de energia estão ampliando iniciativas para aumentar a diversidade, incluindo metas de contratação, mentorias e programas de desenvolvimento de liderança. Essas políticas não apenas fortalecem a presença feminina, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.

No meu ponto de vista, se adotamos a política de Diversidade e Inclusão também precisaremos levantar mais debates sobre a equidade gênero e raça. Não basta só igualar os números entre homens e mulheres no quadro de funcionários, precisamos ter igualdade nos cargos de liderança, incluindo ampliação de mulheres negras na alta gestão. Não é só isso. O assédio e o preconceito, que nós mulheres muitas vezes sofremos, também ainda precisa ser mais debatido com mais ênfase no mercado.

 

Percebo que muitas mulheres não conseguem progredir na carreira, ou até seguir investir em qualificação profissional, especialmente em setores que demandam alta disponibilidade, por conta da carga desproporcional de responsabilidades domésticas e familiares. No meu ponto de vista, ainda tem o machismo falando mais alto, dentro das empresas e nos lares, pois muitas dessas mulheres chegam em casa e precisam começar começam outra jornada de trabalho, muitas vezes solitária.

 

Já percorremos um grande caminho até aqui, mas ainda precisamos batalhar para diminuir as diferenças. Para isso, é crucial que governos, instituições educacionais, empresas e até os familiares colaborem, criando condições para esse equilíbrio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23