PD&I

Mudanças na cláusula de PD&I da ANP é discutida na Firjan

Redação/Assessoria Firjan
13/12/2019 11:37
Mudanças na cláusula de PD&I da ANP é discutida na Firjan Imagem: Vinícius Magalhães, Firjan Visualizações: 380

O Conselho Empresarial de Petróleo e Gás (P&G) da Firjan promoveu um encontro entre os empresários do mercado, no último dia 6/12, e recebeu Alfredo Renault (foto), superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A reunião tratou das mudanças no Regulamento da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da ANP. O objetivo foi esclarecer como deve ser feito o investimento em inovação, para que não haja erros que possam impedir o cumprimento da norma.

“É preciso abrir a mente para o processo de inovação, estar atento à questão internacional, pois os projetos demandam uma visão mais global. O Brasil precisa dar um salto na efetividade da sua inovação. Temos que construir cada vez mais oportunidades para agregação de valor por meio desses recursos”, explicou Renault. A Cláusula de PD&I determina o investimento de 1% da receita bruta da produção dos campos, nos contratos que pagam participação especial e nos de partilha de produção.

Presidente do Conselho, Philippe Blanchard considerou importante a parceria para debater temas comuns ao mercado e tentar encontrar soluções com diversos tipos de envolvidos. “É muito interessante juntar operadores, fornecedores e pessoas do exterior para ter a percepção do nosso trabalho e podermos avançar para resolver problemas. E o Conselho da Firjan oferece essa oportunidade”, ressaltou ele, que é presidente da Total Brasil.

Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan e superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), ressaltou que a reunião fez parte do trabalho de diálogo do Núcleo de Tecnologia do Conselho com a ANP. “É uma troca que consiste em uma conversa aberta e franca, para que a nova regulamentação seja divulgada, esteja alinhada com as necessidades da indústria e que abra novos caminhos de empenho dos recursos”, salientou.

A iniciativa de levar Alfredo Renault ao debate foi elogiada por Ana Paula Lougon, diretora de tecnologia da Schlumberger. “As mudanças foram significativas e fico muito grata à federação por abordar e compartilhar a experiência desse cenário do Brasil que estamos vivendo”, afirmou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20