Compliance

MSGÁS adere a programas de prevenção e integridade

Redação TN Petróleo/Assessoria MSGÁS
18/11/2021 08:32
MSGÁS adere a programas de prevenção e integridade Imagem: Divulgação Visualizações: 1753

Presente no lançamento da 2º etapa do PMSI (Programa MS de Integridade) e do PIM (Programa de Integridade Municipal), nesta quarta-feira (17), durante evento realizado pelo Governo do Estado, Controladoria-Geral do Estado e TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de MS), com a presença do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), que já implementou o PMSI, também foi um dos órgãos estaduais que aderiu ao PNPC (Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) do TCU (Tribunal de Contas da União) e avança no caminho da ética, integridade e transparência da gestão pública.

A companhia participou respondendo o questionário autoavaliativo, com mais de 40 perguntas, disponibilizado na plataforma on-line ‘e-Prevenção’, que tem como objetivo auxiliar as organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e melhorarem seus sistemas institucionais de prevenção.

Com propósito de maximizar os resultados, de acordo com o assessor de gestão de risco e conformidade, Paulo Henrique Antello, por possuir um programa de conformidade moderno e ativo, a MSGÁS pode negociar com grandes empresas de renome nacional e internacional que possuem elevado grau de exigência de compliance.

“Além de ter a segurança de operar de acordo com a legislação pertinente às suas atividades, o programa reduz o risco de corrupção, lavagem de dinheiro e outras práticas inadequadas à luz do nosso programa de conformidade/compliance”, pontuou Antello.

Para o Ministro da Controladoria, Wagner de Campos Rosário, Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente com o Programa de Integridade, “a gente sabe que, onde a corrupção não é sancionada ela cresce, então se você tem um mecanismo de detectar e entender quais são os problemas é possível criar medidas preventivas. O Estado vem fazendo a sua parte, hoje realiza a segunda fase da implantação e a gente parabeniza Mato Grosso do Sul pela iniciativa.”

Seguindo as exigências da Lei das Estatais (13.303), que estabelece uma série de mecanismos de transparência e governança, foram implantadas práticas que aprimoram a transparência e integridade da gestão pública na MSGÁS e, com isso, a companhia vem fortalecendo as estruturas de prevenção à corrupção. Cumprindo suas exigências legais, a empresa passa a ser referência em transparência em Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou os principais objetivos para a criação do programa de controladoria. “Queremos obter boas práticas do serviço interno, que é a transparência; criar metodologias para ter o cuidado com o serviço e servidores públicos; Inovar com transparência e fazer com que os processos digitalizados tenham assiduidade ao contribuinte dentro do nosso programa que disponibiliza nas plataformas digitais. Tudo é um conjunto de fatores que a gente tem que buscar a integridade e principalmente o treinamento de todas as secretarias, autarquias e fundações com as boas práticas do serviço público.”, pontuou.

Programa de Integridade MSGÁS  Por ser uma companhia de capital misto, a MSGÁS parte do preceito básico de Conformidade/Compliance o tripé prevenção, detecção e resposta, em outras palavras, educação e promoção de um ambiente ético, monitoramento de atividades e, em último caso, atitudes corretivas e compensatórias. Além de resultar em uma maior integração, a gestão ética estreita laços internamente e resulta em maior confiança de negociações. O programa tem plena adesão das instâncias decisórias que se colocaram como facilitadores para a equipe a fim de conquistar e estabelecer uma relação de confiança com clientes, fornecedores, investidores e parceiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23