Previsão

Movimentação de cargas por Santos deverá crescer 5,8% em 2013

O principal porto do país, o Porto de Santos, pretende registrar um novo recorde de movimentação de cargas em 2013. De acordo com o diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, a expectativa é que sejam movimentadas 109 milh&

Redação/ Agência
02/01/2013 12:42
Visualizações: 619
O principal porto do país, o Porto de Santos, pretende registrar um novo recorde de movimentação de cargas em 2013. De acordo com o diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, a expectativa é que sejam movimentadas 109 milhões de toneladas, um crescimento de 5,8% na comparação com o total projetado para 2012.

"As expectativas para 2013 consideram um cenário econômico mundial em processo de recuperação gradual", afirma em nota a Codesp.

As exportações por Santos estão estimadas em 75,78 milhões de toneladas (aumento de 5,7% ante 2012), enquanto as importações em 2013 estão previstas em 33,28 milhões de toneladas (alta de 6% ante o ano passado).

Os embarques de açúcar por Santos, por onde se escoa a maioria do adoçante exportado pelo maior exportador global da commodity, deverão crescer 5,3%, para 17,3 milhões de toneladas, disse a Codesp, lembrando que o centro-sul terá um importante excedente exportável.

O açúcar é o produto mais movimentado pelo complexo portuário santista.

Os embarques de soja (em grão e peletizada) estão estimados neste ano em 15,2 milhões de toneladas, aumento de 11,2% na comparação com 2012.

"As projeções positivas para a soja em grão se devem às expectativas favoráveis para a safra 2012/2013", disse a companhia, lembrando que as perspectivas indicam uma produção recorde para o Brasil na temporada.

O país poderá assumir ocupar a liderança global na exportação da oleaginosa, lembrou a Codesp citando dados da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove).

Já a movimentação de contêineres deverá crescer 9% ante 2012, para 36,5 milhões de toneladas.


Para o ano que se encerrou, a Codesp estima que as exportações por Santos totalizem cerca de 71,6 milhões de toneladas e as importações, 31,4 milhões de toneladas. Os sólidos a granel devem responder por 49 milhões de toneladas.

Assim, a movimentação de carga cresceria 6% ante 2011.

Para o diretor de Desenvolvimento Comercial Carlos Kopittke, o bom desempenho operacional do porto de Santos em 2012, mesmo diante do cenário de crise internacional, decorre do crescimento nos embarques de grãos, especialmente milho, "refletindo a conjunção de safras nacionais excepcionais e a manutenção dos preços internacionais em patamares elevados, em decorrência de quebras de safras em importantes países produtores".

O diretor destacou que, por duas vezes em 2012, a movimentação de cargas, no mês, suplantou a marca de 10 milhões de toneladas e estabeleceu seis novos recordes mensais.

Na modalidade de granéis sólidos, os destaques em 2012 ficaram com o açúcar (16,4 milhões t; a granel mais sacaria), o complexo soja (13,7 milhões t) e o milho (9 milhões t).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.