Evento

Mossoró Oil & Gas: Novas leis tornam mercado do gás natural mais atrativo

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/07/2022 14:19
Mossoró Oil & Gas: Novas leis tornam mercado do gás natural mais atrativo Imagem: Divulgação Visualizações: 2569

A combinação de novas leis e políticas de governo tem sido fundamental para o otimismo do setor de gás natural. A avaliação foi feita no terceiro e último dia do Mossoró Oil & Gas, nesta quinta-feira (7/07), no Expocenter, durante o painel “Perspectivas do Mercado do Gás no Onshore”.

Segundo o superintendente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Helio da Cunha Bisaggio, a perspectiva positiva se baseia no modelo de mercado decorrente da Lei Federal nº 14.134, de 2021, chamada Nova Lei do Gás Natural.

A norma jurídica estabelece um novo marco legal do setor no Brasil, com objetivo de aumentar a concorrência no mercado de gás natural, atrair novos investidores, mais competitividade reduzir custos de produção e preço final ao consumidor.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima, com a nova lei, investimentos de até R$ 150 bilhões em 2030. Esse cenário, conforme Helio Bisaggio, conduz à perspectiva de aumento da participação do gás na matriz energética nacional, hoje em torno de 13%.

Outro atrativo, este ação de governo, é o Programa Novo Mercado de Gás, iniciativa do Governo Federal que visa à formação de mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, promovendo condições para redução do seu preço e, com isso, contribuir para o desenvolvimento econômico do País.

“A transição para novo mercado de gás está em curso. Elegemos um modelo de negócio prático e dinâmico, primando pela abertura do mercado. O grande desafio é a conjuntura internacional, com aumento do preços, que a gente espera que seja passageiro”, diz o superintendente da ANP.

Protagonismo

Outra participante do painel “Perspectivas do Mercado do Gás no Onshore”, a ex-diretora presidente da Potigas Larissa Dantas, hoje na 3R Petroleum, ressaltou o pioneirismo do Rio Grande do Norte no acesso à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Guamaré – em transição da Petrobras para 3R Petroleum. Ela destacou iniciativa como um diferencial de mercado a servir de exemplo ao país.

Atual diretora presidente da Potigás, Marina Siqueira destacou, na sua fala, a nova lei do gás do Rio Grande do Norte, sancionada segunda-feira (4). A norma jurídica estabelece as normas para exploração dos serviços de gás canalizado no Rio Grande do Norte.

A Lei Estadual nº11.190 altera a antiga Lei Estadual 6.502, de 26 de novembro de 1993. Marina Siqueira ressaltou que o Rio Grande do Norte sai na frente com uma Legislação que consolida o novo mercado do gás, com o fim do monopólio do setor e participação de novos operadores.

“O Rio Grande do Norte passa a ter uma legislação moderna, o que contribui para atrair mais investimentos e promover o desenvolvimento, o que significa mais emprego e melhoria de renda para a população”, disse.

Ela destaca desvinculação do preço do mercado internacional, o que beneficia as empresas e consumidores e, ainda, assegura diferencial de competitividade na viabilização de novos investimentos.

Também participaram do painel Flávia Pierry, da Argus Media, João Vitor, Potiguar E&P, que confirmaram a perspectiva positiva para o novo mercado do gás natural no Rio Grande do Norte e do Brasil. “O Rio Grande do Norte hoje tem o melhor preço do gás no Brasil”, assegura Vitor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.