Exploração

Modelo do pré-sal poderá ser fatiado

O Estado de S.Paulo
30/07/2009 04:07
Visualizações: 801

O modelo de exploração da camada pré-sal deverá ser encaminhado ao Congresso por meio de três projetos de lei, que tramitarão em regime de urgência constitucional, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A ideia é mandar um projeto específico que prevê a criação de um fundo social que recolherá a parte da União nas receitas para investimento em educação e saúde.

 

Outro projeto seria o que implanta o modelo de exploração do pré-sal, criando o regime de partilha, segundo o qual todo o óleo pertencerá à União e as empresas contratadas serão remuneradas por meio de um porcentual fixo sobre a produção ou a receita.

 

Um terceiro projeto seria o que prevê a criação da nova estatal que vai gerenciar o pré-sal. Lobão disse pessoalmente acreditar que um único projeto de lei pode servir tanto para o regime de partilha quanto para a criação da estatal.

 

Segundo ele, há outras pessoas no governo, porém, que defendem separar esses itens em dois projetos distintos.

 

O ministro reiterou ontem que a estatal poderá ter uma participação mínima em todos os blocos do pré-sal. “A Petrobrás poderá vir a ser a exploradora de todos os blocos, ainda que com participação mínima. Ela pode receber diretamente do governo, assim como qualquer outra empresa pode receber, sem licitação”, disse.

 

“Ela pode entrar na licitação e ganhar e ser a dona do bloco ou não ter nenhuma dessas duas hipóteses e, de qualquer maneira, será a operadora, tendo uma participação mínima”, afirmou, destacando que essa participação poderia ser, por exemplo, de 1%.

 

Segundo ele, o grupo que discute o novo modelo de exploração deverá fazer ainda mais três reuniões antes de entregar a proposta final ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou de diversas reuniões com técnicos do setor para acertar os últimos detalhes do novo marco regulatório.

 

Lobão também negou que o governo esteja preocupado com notícias sobre eventuais “poços secos” (sem petróleo) na camada do pré-sal. “Absolutamente não é verdade. Só teve um caso de poço seco em 30 e tantos”, disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23