Redação TN Petróleo/Assessoria MODEC
Neste segundo dia de ROG.e, o estande da MODEC recebeu um encontro de lideranças femininas da companhia para discutir os desafios das mulheres no setor de óleo e gás. O evento proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências, dicas de carreira e reflexão sobre a diversidade no mercado de trabalho. Iris Vasconcelos, coordenadora de projetos da MODEC, Juliana Aquino, Area Manager da MODEC, e Amanda Barbosa, Gerente de Operações do FPSO Anita Garibaldi MV33 realizaram um bate-papo onde compartilharam suas trajetórias profissionais, destacaram os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas em um setor tradicionalmente formado por homens.
Determinação e resiliência são traços em comum nas trajetórias de cada uma delas. Elas mencionaram as múltiplas facetas que precisam ter diariamente, as dificuldades para equilibrar todas as demandas, suas histórias de vida e a relação com o trabalho.
A Gerente de Área, Juliana Aquino, responsável pela liderança onshore da MODEC de quatro unidades de produção, deu conselhos valiosos para a plateia: “Não se iludam e nem se abalem com comentários ao longo da sua carreira e ao longo da sua vida. Quem define nosso valor e quem sabe o nosso valor somos nós mesmas. A noção e a consciência disso nos protegem de preconceitos e de pessoas que querem nos diminuir e que querem questionar nossa capacidade”, pontuou.
A engenheira Amanda Barbosa, Gerente de Operações do FPSO Anita Garibaldi MV33, também deu seu relato e mencionou a importância de criar um ambiente de trabalho onde todos sejam ouvidos e valorizados. “Sou apaixonada pela indústria de óleo e gás e tenho muito orgulho de ser a primeira mulher exercendo essa função aqui na MODEC no Brasil. É muito gratificante saber que estou quebrando barreiras e abrindo caminho para outras mulheres que desejam seguir carreiras em áreas historicamente ocupadas por homens. As mulheres da minha equipe se sentem suportadas entre elas, trocam experiências, compartilham suas angústias, dividem seus sonhos e aspirações de carreira”, celebrou Amanda.
As líderes da MODEC também discutiram estratégias para superar barreiras, como o preconceito de gênero e a falta de representatividade. Iris Vasconcelos estimulou mulheres a conquistar um cargo de liderança na indústria de energia. “O caminho é longo e cheio de obstáculos e é importante que ao longo dessa jornada a gente encontre mentores e pessoas que consigam nos inspirar. Nunca pare de aprender, não tente se moldar a expectativas do outros, em vez disso, traga sua perspectiva e faça com o que suas conquistas sejam visíveis, não tenha medo de se destacar. Mantenha-se focada em seus objetivos e celebre pequenas vitórias ao longo do caminho”, recomendou.
Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 50 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de Petróleo e Gás. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil.
PARCEIROS DE CONTEÚDO
Fale Conosco