Pré-Sal

MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24

Um dos pioneiros do pré-sal brasileiro, o FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 já produziu 366 milhões de barris de óleo, 20 bilhões de m³ de gás natural.

Redação TN Petróleo/Assessoria MPDEC
18/10/2024 12:48
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 Imagem: Divulgação MODEC Visualizações: 2404

Em outubro, a MODEC celebra 10 anos desde a entrada em operação do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24. O FPSO está ancorado no Campo de Lula, na área de Iracema Sul, com 2.200 metros de profundidade de água e é capaz de processar 150 mil barris de petróleo por dia e 8 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia, além de possuir capacidade de armazenamento de cerca de 1.600.000 barris de petróleo bruto. Desde o início da sua operação, em outubro de 2014, o FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 já produziu para a Petrobras 366 milhões de barris de óleo, 20 bilhões de m³ de gás natural. Foram 661 offloadings realizados até setembro de 2024 e 89,9 milhões m³ de água injetados.

O navio, que opera sob o regime de contrato de afretamento por 20 anos para a Petrobras e foi um dos pioneiros do pré-sal da Bacia de Santos, tem uma história de muitas conquistas: chegou a ser a unidade com a maior produção do Brasil – posto que é hoje ocupado por outra embarcação da MODEC, o FPSO Guanabara MV31. O Cidade de Mangaratiba MV24 foi o 9º navio FPSO/FSO que a MODEC entregou ao offshore brasileiro, bem como o terceiro FPSO da MODEC a produzir no pré-sal.

O FPSO chega, agora, à metade de seu período de produção. “Os primeiros dez anos de operação do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 demonstram como dedicação e compromisso trazem bons resultados. Para a próxima década, com toda a experiência adquirida até agora, temos total confiança de que seremos capazes de ir além e entregar resultados ainda melhores nesta segunda metade do contrato”, aponta Daniel Lobo, Gerente de Operações da unidade.

A estratégia de emissão de project bonds para o refinanciamento do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 foi considerada pioneira e recebeu a premiação “Marine Money Offshore Deal of the Year 2019”, da empresa global de serviços financeiros especializada no setor marítimo e offshore. A estruturação financeira também recebeu o reconhecimento “LatinFinance Project & Infrastructure Finance Bond of the Year 2020”, da revista que é um dos mais renomados veículos de comunicação para o mercado financeiro e economia da América Latina e do Caribe.

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de Petróleo e Gás. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Bolsa de Valores
TKMS faz listagem na Bolsa de Frankfurt: estreia bem-suc...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Indústria Naval
Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de capacitação d...
02/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23