Pré-Sal

MODEC assina novos contratos com a Shell para Projeto Gato do Mato

Redação TN/ Assessoria MODEC
25/03/2025 12:13
MODEC assina novos contratos com a Shell para Projeto Gato do Mato Imagem: Divulgação Shell Visualizações: 1903

 A MODEC anuncia que a Shell tomou a sua Decisão Final de Investimento (FID) para um navio FPSO (Floating Production Storage and Offloading) para o campo petrolífero de Gato do Mato, offshore Brasil. Após a execução bem sucedida do contrato de Front-End Engineering Design (FEED), que foi assinado em março de 2024, a MODEC assinou um Contrato de Compra e Venda, e um contrato para a Operação e Manutenção do FPSO por um período de 20 anos com a Shell.

Quando iniciado, o FPSO do Projeto Gato do Mato terá capacidade para produzir 120.000 barris de óleo por dia (BOPD), bem como gás e água associados, e estará atracado a uma profundidade de aproximadamente 2.000m, a cerca de 200km a Sul do Rio de Janeiro. A MODEC será responsável pelo projeto do casco e de todas as instalações topsides relacionadas com o FPSO, que será atracado por um sistema SOFEC Spread Mooring. O petróleo estabilizado produzido será armazenado nos tanques do FPSO, e o óleo será descarregado para navios-tanque para transporte ao mercado.



O FPSO terá um casco de nova geração, construído sob medida para o projeto de 25 anos de vida útil.

O FPSO do Projeto Gato do Mato será o 19º FPSO a ser desenvolvido pela MODEC para o Brasil. Será a segunda unidade a ser entregue diretamente à Shell pela MODEC para operação no Brasil.

Sobre a MODEC  

A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de petróleo e gás, possui uma unidade em construção e outra em fase final de comissionamento para o país. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.