Biocombustíveis

MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combustíveis sustentáveis de aviação em Bruxelas

Série de encontros reúne especialistas e autoridades globais para debater avanços regulatórios e tecnológicos no uso de SAF.

Assessoria MME
08/04/2025 22:53
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combustíveis sustentáveis de aviação em Bruxelas Imagem: Divulgção Visualizações: 2080

O Ministério de Minas e Energia (MME) participa, nesta semana, da rodada de reuniões técnicas sobre combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês), realizada em Bruxelas, na Bélgica. Organizados pela ASTM International — entidade responsável pela elaboração das normas internacionais para SAFs —, os encontros discutem os requisitos para aprovação de novas rotas de produção de combustíveis de aviação, com foco na compatibilidade, segurança operacional e perspectivas para o uso de matérias-primas renováveis em refinarias convencionais.

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Coordenadora-Geral de Biodiesel e Outros Biocombustíveis do MME, Lorena Souza, destacou a importância da participação brasileira no evento. “O desenvolvimento do mercado de SAF passa pela construção de regras claras, seguras e harmonizadas, e o Ministério de Minas e Energia tem trabalhado de forma integrada para que a introdução dos SAFs à matriz energética nacional venha com uma política pública moderna, alinhada às exigências do setor aéreo e aos compromissos de descarbonização”, afirmou.

A programação conta com a presença de representantes de governos, setor energético, indústria aeronáutica, produtores de SAF e centros de pesquisa, destacando a importância das especificações técnicas para garantir o desempenho seguro dos combustíveis em aeronaves, o papel das fabricantes de equipamentos na validação técnica e a necessidade de harmonização regulatória entre países, fundamental para o desenvolvimento global do setor.

O evento é estratégico para a implementação do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), instituído pela Lei do Combustível do Futuro (14.993/24). Responsável pela regulamentação do programa, o Ministério tem conduzido esforços coordenados com órgãos governamentais, empresas e entidades nacionais e internacionais, além de representantes da sociedade civil. Essa colaboração visa garantir que o marco regulatório nacional esteja alinhado aos mais avançados critérios técnicos internacionais.

Ao participar do fórum, o MME tem a oportunidade de influenciar a formulação de normas técnicas e evitar barreiras regulatórias que possam prejudicar a inserção do Brasil no mercado de SAF e o cumprimento das metas de descarbonização do setor aéreo. A semana de reuniões técnicas da ASTM ocorre entre os dias 8 e 10 de abril.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23