Cooperação

MME inicia cooperações com órgãos ambientais estaduais para viabilizar implantações de PCHs

Redação/Assessoria MME
15/07/2019 13:12
MME inicia cooperações com órgãos ambientais estaduais para viabilizar implantações de PCHs Imagem: Divulgação Visualizações: 977 (0) (0) (0) (0)

Atualmente existem 536 projetos básicos de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que não são construídas por falta de licenciamento pelos órgãos ambientais estaduais. Se construídas, essas usinas poderão representar investimentos da ordem de R$ 70 bilhões e atender cerca de 14 milhões de unidades consumidoras. Para viabilizar a implantação das PCHs, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME), iniciou cooperações com órgãos ambientais estaduais.

O objetivo dos encontros foi dar início à construção de uma agenda para uniformizar procedimentos, viabilizar uma carteira de projetos de PCHs e apresentar as vantagens da implantação para o desenvolvimento socioeconômico para os municípios e pelo baixo impacto ambiental.

Ocorreram, no início de julho, reuniões com secretários de meio ambiente estaduais no Rio Grande do Sul e no Paraná, estados que têm potencial para implementação de PCHs. Está agendada para o próximo mês de agosto reunião em Minas Gerais. O secretário-adjunto da SPE, Hélvio Guerra, é o representante do MME nas reuniões.

Também fará parte da agenda o incentivo ao desenvolvimento de inventários hidrelétricos participativos, procedimento já iniciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que resultou na aprovação pioneira em 2019 dos inventários de sete PCHs em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Além das ações com os órgãos ambientais, o MME vem trabalhando através do Grupo de Trabalho (GT) de Modernização do Setor Elétrico para valorizar os atributos dessas usinas com o intuito de ampliar sua participação no mercado de eletricidade brasileiro. Os principais atributos são: capacidade de geração mais constante do que as fontes intermitentes (fato que contribui para o próprio crescimento da implantação das eólicas e fotovoltaicas) e sua localização próximas às cidades a serem atendidas.

Outro destaque é a elaboração do novo Plano Decenal de Expansão (PDE) 2019-2029, que irá considerar a importância das PCHs como uma das prioridades para o mercado brasileiro. O PDE será lançado em dezembro deste ano.

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs)

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas com potência instalada entre 5 e 30 MW e área de reservatório de até 13km² - excluindo a calha do leito regular do rio. Hoje existem 424 PCHs em operação no Brasil.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22