Energia elétrica

MME e EPE publicam segundo Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

A publicação apresenta a evolução da micro e minigeração distribuída e a perspectiva de entrada de baterias em unidades consumidoras no horizonte dos próximos dez anos.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
25/06/2024 17:36
MME e EPE publicam segundo Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 Imagem: Divulgação Visualizações: 1876

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram, nesta semana, o Caderno da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), como parte dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034). Este é o segundo produto do PDE 2034, dando continuidade ao processo de planejamento energético do país, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2024. 

A MMGD se tornou protagonista da expansão da matriz elétrica nacional nos últimos anos e deve continuar se destacando durante a próxima década, segundo o estudo. Diante das possibilidades no contexto de regulamentação da Lei n° 14.300/2022, foram simulados um cenário inferior e outro superior para a expansão da MMGD, que indicam uma capacidade instalada acumulada entre 47 e 71 GW em 2034. No cenário de referência, a EPE projeta 59 GW instalados até 2034, que atenderão mais de 7 milhões de unidades consumidoras. 

Em relação às baterias, diferentes aplicações para consumidores residenciais e comerciais foram analisadas. Ao analisar puramente sob a ótica financeira, as baterias enfrentariam dificuldades para se viabilizar na próxima década. No entanto, fatores elétricos ou ambientais podem levar um nicho de consumidores a decidir pela instalação dessa tecnologia nos próximos anos. 

PDE 2034

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 apresenta as perspectivas da expansão do setor de energia para os próximos 10 anos, considerando o período de 2025 a 2034, mantendo uma visão integrada para os diversos energéticos.

Os múltiplos estudos presentes neste plano subsidiam decisões de política energética, integrando-as às demais políticas adotadas no país, em especial as ligadas às mudanças climáticas e de transição energética. Com um caráter inovador, os estudos deste plano serão, inicialmente, publicados em forma de cadernos, abordando as diversas temáticas presentes no PDE 2034. O conjunto de cadernos temáticos, apresentados ao longo do ano de 2024, irão compor o Plano Decenal de Expansão de Energia 2034.

O primeiro caderno do PDE 2034 intitulado Premissas Econômicas e Demográficas, foi publicado em março deste ano. (link do primeiro caderno) A versão final do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034) será publicado, ainda este ano, com aprovação e publicação do PDE após consulta pública.

Acesse aqui o caderno de MMGD & Baterias do PDE 2034.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde e Bem-estar
Global Work lança ecossistema com avatares para promover...
22/10/25
Energia Elétrica
Auditório lotado no SNPTEE para o painel "Batalha das Co...
21/10/25
Comunicação
Great ideas start on Mac Filme da Apple tem narração de ...
21/10/25
Margem Equatorial
Concessão de licença para perfuração na Margem Equatoria...
20/10/25
Saúde e Bem-estar
Dados da Gallup revelam como paz, saúde e bem-estar emoc...
20/10/25
Saúde e Bem-estar
Dados da Gallup revelam como paz, saúde e bem-estar emoc...
20/10/25
COP30
Especialistas defendem foco em implementação, financiame...
17/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Prêmio
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Certificação
Asia Shipping recebe Selo de Maturidade nível Ouro por s...
08/10/25
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Instituto Conselheira 101 e Fundação Dom Cabral ampliam ...
08/10/25
Transição Energética
Edital da EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos de ...
07/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Sustentabilidade
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Tecnologia e Inovação
Aplicativos sustentáveis ganham espaço e impulsionam prá...
26/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23