Energia elétrica

MME e EPE publicam segundo Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

A publicação apresenta a evolução da micro e minigeração distribuída e a perspectiva de entrada de baterias em unidades consumidoras no horizonte dos próximos dez anos.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
25/06/2024 14:36
MME e EPE publicam segundo Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 Imagem: Divulgação Visualizações: 2403

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram, nesta semana, o Caderno da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), como parte dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034). Este é o segundo produto do PDE 2034, dando continuidade ao processo de planejamento energético do país, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2024. 

A MMGD se tornou protagonista da expansão da matriz elétrica nacional nos últimos anos e deve continuar se destacando durante a próxima década, segundo o estudo. Diante das possibilidades no contexto de regulamentação da Lei n° 14.300/2022, foram simulados um cenário inferior e outro superior para a expansão da MMGD, que indicam uma capacidade instalada acumulada entre 47 e 71 GW em 2034. No cenário de referência, a EPE projeta 59 GW instalados até 2034, que atenderão mais de 7 milhões de unidades consumidoras. 

Em relação às baterias, diferentes aplicações para consumidores residenciais e comerciais foram analisadas. Ao analisar puramente sob a ótica financeira, as baterias enfrentariam dificuldades para se viabilizar na próxima década. No entanto, fatores elétricos ou ambientais podem levar um nicho de consumidores a decidir pela instalação dessa tecnologia nos próximos anos. 

PDE 2034

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 apresenta as perspectivas da expansão do setor de energia para os próximos 10 anos, considerando o período de 2025 a 2034, mantendo uma visão integrada para os diversos energéticos.

Os múltiplos estudos presentes neste plano subsidiam decisões de política energética, integrando-as às demais políticas adotadas no país, em especial as ligadas às mudanças climáticas e de transição energética. Com um caráter inovador, os estudos deste plano serão, inicialmente, publicados em forma de cadernos, abordando as diversas temáticas presentes no PDE 2034. O conjunto de cadernos temáticos, apresentados ao longo do ano de 2024, irão compor o Plano Decenal de Expansão de Energia 2034.

O primeiro caderno do PDE 2034 intitulado Premissas Econômicas e Demográficas, foi publicado em março deste ano. (link do primeiro caderno) A versão final do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034) será publicado, ainda este ano, com aprovação e publicação do PDE após consulta pública.

Acesse aqui o caderno de MMGD & Baterias do PDE 2034.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Meio ambiente
Porto Sudeste transforma uniformes em brindes sustentáveis
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
IBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Comunicação e Sustentabilidade
Polarização global do ESG redefine critérios de reputaçã...
28/02/26
Direito
Justiça garante salário-maternidade ao pai após morte da mãe
26/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Cultura
Estante Virtual promove "leituraço" na praia para celebr...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Mercado
Atlas Renewable Energy estrutura refinanciamento históri...
23/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Capacitação Profissional
Copa Energia promove inclusão produtiva de mulheres em t...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Comunicação Corporativa
Ampla assina campanha de enfrentamento ao assédio no Car...
11/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.