Cooperação

MME divulga dados sobre cooperação Brasil-Japão para eficiência energética

Nova página do MME reúne documentos resultantes das atividades realizadas dentro da cooperação nipo-brasileira para a promoção da eficiência energética e conservação de energia em edificações.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
28/11/2022 09:33
MME divulga dados sobre cooperação Brasil-Japão para eficiência energética Imagem: Divulgação Visualizações: 1030 (0) (0) (0) (0)

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, nesta sexta-feira (25/11), uma série de estudos, relatórios, apresentações e notas técnicas resultantes de atividades realizadas dentro da Cooperação Brasil-Japão: Eficiência Energética na Indústria e Edificações. Os documentos apresentam resultados alcançados, desde 2019, pela cooperação do MME com o Ministério de Energia e Indústria (METI) e o Energy Conservation Center Japan (ECCJ) do Japão. As ações conjuntas são voltadas para a conservação de energia em indústrias, edificações e equipamentos, com foco em etiquetagem, certificação de eficiência energética e capacitação laboratorial.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME visa a incorporação de ações regulatórias para promoção da eficiência energética no Brasil. “Não só para a parte de equipamentos consumidores de energia produzidos no país, como também para o setor de edificações, uma vez que o Japão já passou por uma série de etapas na implementação das políticas que promovem a conservação de energia”, explica a assessora técnica da Coordenação Geral de Eficiência Energética da SPE/MME, Alexandra Maciel.

Entre as atividades da cooperação, está o aprimoramento das normas e processos de etiquetagem de equipamentos elétricos, como condicionadores de ar e refrigeradores. “Recebemos apoio estratégico para internalização dos novos procedimentos de ensaio de eficiência de ar condicionado, por meio de treinamento e capacitação laboratorial. O Japão também produziu guias para a implementação da metodologia de benchmarking de conservação de energia na indústria”, completa Alexandra.

Há ainda ações para ajudar o Brasil na construção de políticas públicas de incentivo à edifícios “energia zero”, que conseguem atender às demandas energéticas sem depender do fornecimento externo de energia elétrica. A ideia, segundo a SPE, é trazer parte da experiência técnica e normativa do programa Toprunner do Japão ao Procel Selo Ouro.

Acesse a nova página e saiba mais sobre as atividades e os resultados alcançados.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Qualificação
Acelen e SENAI certificam técnicas em petroquímica
29/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Ética na Comunicação
Publicidade responsável - Os 6 principais compromissos é...
16/04/25
Gás Natural
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Energia Solar
Parque Solar da Acelen está com 50% das obras concluídas
10/04/25
Etanol
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas par...
10/04/25
Acordo de Paris
Acordo de Paris: Brasil precisa reduzir emissões de gase...
09/04/25
Biocombustíveis
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combu...
09/04/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços iniciam nova safra em recuperação
09/04/25
Meio ambiente
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e aces...
09/04/25
Fake News
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combate...
07/04/25
Educação Ambiental
Sustentabilidade social e ambiental são fundamentais nos...
07/04/25
Transição Energética
Setor de petróleo e gás reforça seu compromisso com a tr...
04/04/25
Evento
Cana Summit 2025 busca avanços e políticas eficazes em n...
04/04/25
Evento
Cana Summit: tarifaço dos EUA, PL da Reciprocidade e seg...
03/04/25
Mercado de Carbono
RenovaBio reúne elementos próprios do mercado regulado d...
03/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22