Mineração

MME: compromisso com práticas sustentáveis ​​na mineração

Redação/Assessoria MME
03/03/2020 17:18
MME: compromisso com práticas sustentáveis ​​na mineração Imagem: Alexandre Vidigal de Oliveira, do MME Visualizações: 825

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento tecnológico para implementar as práticas sustentáveis na mineração”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira (foto), ao participar da abertura do Brazilian Mining Day, na 88ª Convenção da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), que aconteceu no dia 1 de março, em Toronto, no Canadá. Em seu discurso de abertura do evento, Vidigal reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a sustentabilidade.

Divulgação

Segundo ele, o setor mineral brasileiro está focado no presente e olha para o futuro. “Um dos maiores compromissos do atual governo é impulsionar o comércio externo, de forma a integrar o Brasil ao mundo, efetivamente, por meio das melhores práticas internacionais”, declarou. Vidigal explicou ainda que o governo brasileiro tem adotado medidas para garantir estabilidade jurídica aos estrangeiros que desejarem investir no País.

Com relação a tecnologia e inovação, Vidigal falou dos instrumentos de incentivo à multiplicação dos investimentos públicos e privados em pesquisa, que estão materializados em leis federais e estaduais, bem como por meio de editais específicos para o setor mineral, a exemplo do Programa Inova Mineral e também por projetos de parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“Estamos imbuídos da determinação de construir um cenário de confiança para o setor mineral no Brasil que nos permita atingir o objetivo maior de expandir o setor mineral brasileiro, seja pelo aumento da produção dos bens minerais já aproveitados, seja pela diversificação da produção de bens minerais no Brasil”, finalizou Vidigal.

Em reunião realizada no Four Seasons Hotel, no dia 29, o Secretário falou sobre previsibilidade e estabilidade das regras, em declarações feita às autoridades do governo canadense e membros da delegação brasileira no PDAC 2020. Na ocasião, destacou a importância das mudanças que estão em andamento no setor de mineração no Brasil e expressou o profundo compromisso do governo em promover avanços regulatórios, legais e ambientais que levam a um cenário de investimentos mais atraente no setor.

“Apresentaremos ao mundo tudo o que já foi feito para abrir caminho para uma nova era para as atividades de mineração no Brasil", disse Vidigal, referenciando uma série de eventos oficiais, do governo brasileiro e representantes de agências, nos quais participarão durante o PDAC 2020, que será realizado até o dia 4 de março. Segundo Vidigal, o governo está implementando mudanças com o objetivo de expandir a produção mineral no Brasil, como pesquisa geológica, inovação, licenciamento de exploração, melhores práticas e governança. "Pretendemos firmemente transformar nossos depósitos minerais em riqueza e prosperidade", disse.

Roberto Xavier, presidente do comitê organizador da missão brasileira e diretor executivo da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), destacou o papel estratégico do Brazilian Mining Day, um dia inteiro voltado ao cenário da mineração brasileira, na segunda-feira, 2 de março. "O governo e empresas internacionais que operam no Brasil se unirão para mostrar as novas oportunidades de exploração que estão ocorrendo através de mudanças estruturais no setor", disse.

Sobre o PDAC 2020

O PDAC é a voz principal da comunidade de exploração mineral. Com mais de oito mil membros em todo o mundo, a missão da PDAC é promover um setor mineral sustentável e globalmente responsável, que incentive práticas líderes em desempenho técnico, operacional, ambiental, de segurança e social. Mais de 25 mil pessoas de 130 países participaram na edição de 2019. Anualmente, são apresentadas e discutidas as tendências, perspectivas e desafios do setor mineral em escala global.

O comitê organizador do Brasil no PDAC 2020 é coordenado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira e pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Serviço Geológico do Brasil – CPRM e da Agência Nacional de Mineração –ANM. Também fazem parte a Associação Brasileira de Mineração (IBRAM), Associação Brasileira de Empresas de Exploração Mineral (ABPM) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.