Leilão

MME começa a receber contribuições para o Leilão dos Sistemas Isolados 2024

Certame é o primeiro sob diretrizes do Programa Energias da Amazônia. Consulta Pública tem como objetivo a contratação de solução de suprimento para 15 localidades.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
04/06/2024 12:07
MME começa a receber contribuições para o Leilão dos Sistemas Isolados 2024 Imagem: Divulgação Visualizações: 1985

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta terça-feira (4/06), a Consulta Pública que recebe as contribuições da sociedade na minuta da Portaria de Diretrizes para realização do Leilão de Sistemas Isolados de 2024A publicação saiu no Diário Oficial da União. O certame tem como objetivo a contratação de solução de suprimento para 15 municípios situados nos estados do Amazonas e do Pará. A definição das localidades teve como base a análise realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e nos dados enviados pelas distribuidoras, no âmbito do Ciclo de Planejamento de Sistemas Isolados 2023 – horizonte 2024-2028.

A identificação das 15 localidades, incluindo o período de suprimento e potência a ser contratada, estão disponíveis nos anexos I e II da minuta da Portaria de Diretrizes. Detalhes como população, curvas de carga, informações geográficas e outras especificidades podem ser acessadas no Portal de Acompanhamento e Informações dos Sistemas Isolados (PASI).

“Esse leilão visa reduzir a dependência do óleo diesel nos Sistemas Isolados, responsável ainda por mais de 60% da geração atual, a emissão de gases de efeito estufa, e, por consequência, os dispêndios da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC)”, reforça o ministro Alexandre Silveira.

Previsto para acontecer em dezembro deste ano, o leilão foi pensado com o alinhamento dos objetivos do Programa Energias da Amazônia, lançado em 2023, ao lado do presidente Lula, em Parintins (AM), e apresenta aprimoramentos, como a inclusão de um percentual mínimo de renováveis.

A Consulta Pública propõe a entrega das soluções de suprimento, todas com 15 anos de contrato, em 2027 e 2030. Os lotes são indicativos e podem ser alterados. As instruções desenhadas para o leilão também tiveram como subsídio as contribuições da Consulta Pública MME nº120/2022, que foi bastante abrangente, contando com mais de 340 contribuições, em busca de aprimorar as diretrizes gerais adotadas para a realização dos Leilões de Sistemas Isolados, tendo como resultado a publicação da Portaria MME nº 59/2022.

O MME irá receber as contribuições da população entre os dias 4 e 21 de junho de 2024. Os documentos e informações pertinentes podem ser obtidos na página do Ministério de Minas e Energia na internet, no endereço eletrônico www.gov.br/mme/pt-br, portal de Consultas Públicas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação
5 erros que sabotam a comunicação interna das empresas e...
13/01/26
Saúde e Bem-estar
Terra Verão 2026 oferece atividades gratuitas de saúde, ...
13/01/26
Campanha
Janeiro Roxo: Brasil ocupa segunda posição em novos caso...
13/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Comunicação Corporativa
Para superar a IA, especialista mundial em storytelling ...
07/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
22/12/25
Comunicação Corporativa
IA só converte quando parece "gente", afirmam especialistas
19/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
18/12/25
Comunicação e Inclusão
MPor amplia inclusão com Sala Multissensorial em Viracopos
18/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Responsabilidade Social Empresarial
Programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, investe mai...
15/12/25
Saúde Mental
CVV reforça plantão especial durante as festas de fim de ano
15/12/25
Meio ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.