Crise

MME adota medidas para fortalecer o Sistema Interligado Nacional

MME
21/01/2015 11:49
MME adota medidas para fortalecer o Sistema Interligado Nacional Imagem: Free Images Visualizações: 62

O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou nesta terça-feira, 20 de janeiro, uma série de providências para reforçar cargas do Sistema Interligado Nacional (SIN), em função de uma interrupção temporária de energia que, na véspera, durante aproximadamente uma hora, afetou 11 estados e o Distrito Federal. Na tarde de segunda-feira (19), houve desligamento de usinas, que conduziram à queda de frequência e à necessidade de corte preventivo de carga para sua recuperação.

Dentre as medidas anunciadas pelo Ministro estão o retorno ao SIN de 867 MW gerados pelas térmicas da Petrobras, acelerando a manutenção preventiva de equipamentos ao longo deste mês e no começo de fevereiro; a transferência adicional ao sistema de 300 MW da Usina Hidrelétrica de Itaipu; a abertura da interligação Sudeste/Nordeste com injeção adicional de mais 400 MW ao Sudeste/Centro-Oeste; e ressincronização da Usina Angra 1, com despacho adicional entre 100 MW e 200 MW. Outras medidas ainda podem ser tomadas.

Essas providências resultarão na adição de cerca de 2 mil MW no SIN, o que dará tranquilidade de fornecimento de energia elétrica para o país, afirmou o Ministro.

De acordo com Braga, o desligamento de usinas no dia anterior não foi causado por falta de energia gerada, mas sim por medidas de segurança, preventivamente. Após listar as causas dos desligamentos e em quais unidades, Braga destacou que desde que o fornecimento de energia foi retomado após a interrupção, o sistema está em funcionamento sem problemas.

Braga ainda reforçou que o sistema elétrico brasileiro é robusto, e que o Ministério de Minas e Enegia acompanha diariamente as condições climáticas, para manter os modelos de análise do sistema cada vez mais calibrados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19