Transparência

MME abre consulta pública em busca de maior transparência nas diretrizes de licenciamento ambiental para o setor de petróleo e gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
15/07/2024 09:59
MME abre consulta pública em busca de maior transparência nas diretrizes de licenciamento ambiental para o setor de petróleo e gás natural Imagem: Divulgação Visualizações: 1408

O Ministério de Minas e Energia (MME) debateu, nesta sexta-feira (12/7), a importância do licenciamento ambiental para a segurança energética do Brasil durante reunião de trabalho.  Visando ampliar a participação da indústria e da sociedade na discussão sobre melhorias no processo, foi aberta uma consulta pública até o dia 29/7, que pode ser acessada por meio deste link. Essa iniciativa tem como objetivo receber contribuições e sugestões que possam aprimorar a eficiência e a transparência dos procedimentos, promovendo um ambiente regulatório mais claro e previsível para investidores e operadores do setor energético.

“Estamos comprometidos em promover um diálogo contínuo com todos os envolvidos, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. Essa reunião reforça o compromisso do Ministério de Minas e Energia com práticas que assegurem a segurança energética do país, respeitando os princípios da sustentabilidade e promovendo um futuro energético mais seguro e limpo para todas as brasileiras e brasileiros”, comentou o ministro Alexandre Silveira sobre a consulta pública.

Durante o encontro, o MME destacou a cooperação existente com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que permite avanços em melhorias sobre o tema. A expectativa é que ainda neste mês devam ser assinadas manifestações conjuntas entre as duas pastas, permitindo a inclusão de novos blocos no sistema de Oferta Permanente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos regimes de concessão e de partilha. Além disso, em breve deverá ser editado Decreto que trata da criação de Comissão Interministerial de Avaliação de Área Sedimentar (CIAAAS), permitindo que sejam avaliados e aprovados os estudos já realizados para as bacias de Solimões e SEAL/Jacuípe, visando habilitar a oferta de novos blocos.

O tema é considerado fundamental para a manutenção da soberania nacional e desenvolvimento econômico do país. De acordo com estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda por petróleo e gás natural estará presente na matriz energética mundial até, pelo menos, 2050. Segundo dados trazidos pela Pré-Sal Petróleo (PPSA) durante a reunião desta sexta-feira, caso cessem os investimentos em novos blocos, o país só terá como explorar os atuais blocos por cerca de 13 anos, podendo voltar a ser importador de petróleo e gás natural a partir de 2030.

Representando o ministro Alexandre Silveira na reunião, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, ressaltou a importância do avanço sobre o tema para a manutenção da autossuficiência energética do país. “Nossa ideia é ter uma pauta construtiva, entendendo o que podemos fazer para avançar nessa demanda com todos os cuidados que são necessários, melhorando o ambiente de negócios do Brasil. Por isso, é fundamental que os representantes da indústria participem e deem suas sugestões sobre esse tema, que tem urgência”, afirmou.

Participaram do encontro, além do MME, ANP e PPSA, representantes do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e outras entidades ligadas ao setor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.