O plano para criar a Petroamérica, uma aliança entre as empresas petroleiras do continente, continua avançando, disse ontem, na Bolívia, o ministro de Energia e Minas da Venezuela, Rafael Ramírez.
Jornal do CommercioO plano para criar a Petroamérica, uma aliança entre as empresas petroleiras do continente, continua avançando, disse ontem, na Bolívia, o ministro de Energia e Minas da Venezuela, Rafael Ramírez.
A idéia de uma provável empresa multinacional surgiu no meio da década passada, após ser restabelecido há dois anos, pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um acordo de 2003 em que Venezuela e Equador deram um passo em direção à Unidade Hidrocarburífera Regional, como preâmbulo da Petroamérica.
Ramírez, que ontem assinou na Bolívia um acordo de integração e cooperação energética, disse que a Organização Latino-Americana de Energia (Olade) já tem a missão de elaborar o marco jurídico do que poderia ser a trasnacional regional de petróleo e gás natural.
O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Juan Ignacio Siles, declarou que o Governo de La Paz olha com maior interesse a provável formação da Petroamérica.
Fale Conosco
22