Setor representa 13% das vagas trabalhadas pela empresa no Rio.
Revista TN Petróleo, Redação
A Michael Page, consultoria especializada em recrutamento executivo ligada ao PageGroup, lança nesta quarta-feira (24) um portal exclusivo global para recrutamento de profissionais da área de Oil&Gas. Trata-se da única plataforma virtual do gênero no mundo. O website www.oilandgas.page.com reune vagas dos 14 países em que a consultoria possui divisões de recrutamento especializadas no setor, além de noticias e orientação profissional especializada.
De acordo com Patrick Hollard, diretor geral do PageGroup para a América Latina, a escassez por profissionais qualificados não é um problema exclusivo do Brasil. “A demanda por profissionais cresce em ritmo acelerado em todo mundo e a oferta de mão de obra não acompanha”, explica. Diante desse cenário, ainda de acordo com Hollard, é cada vez mais comum os profissionais circularem por diversos países em busca das melhores oportunidades profissionais, o que envolve não apenas as melhores remunerações, mas também projetos inovadores e complexos. “O Rio de Janeiro já vive essa realidade. O segmento reúne o maior volume de expatriados entre todos os setores da Michael Page”, explica.
Dados da divisão de Imigração do Veirano Advogados apontam crescimento de 10% nos processos de vistos profissionais. “De cada 10 profissionais legalizados para atuar profissionalmente no Brasil pelo escritório, 8 são do setor de Oil&Gas”, afirma Gabriela Lessa, sócia do Veirano.
O setor de óleo e gás representa 13% das vagas trabalhadas pela Michael Page no Rio de Janeiro no primeiro trimestre. Além de trabalhar as vagas do segmento nos dois escritórios que possui na capital carioca, a empresa também é a única a operar fisicamente em Macaé. “Nosso portal será lançado com 220 oportunidades de trabalho de todo o mundo, sendo 38 no Brasil, aqui no Rio de Janeiro”, complementa Hollard.
Por conta da alta demanda por mão de obra especializada no Brasil, o volume de brasileiros que buscam oportunidades fora do país ainda é baixo, mas deverá aumentar nos próximos anos. “Esse novo portal nos permitirá ter um controle estatístico maior sobre a movimentação desses profissionais pelo mundo”, conclui.
Fale Conosco
21