Oportunidade

Mestrado e Doutorado na PUC-Rio: inscrições abertas para Informática, Matemática, Física, Química e quatro Engenharias

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/06/2020 16:54
Visualizações: 419

Oito programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas neste mês de junho para mestrado e doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no segundo semestre de 2020. Quatro deles são nota máxima (sete) na CAPES, dois são nota seis e outros dois são nota cinco, confirmando a excelência do ensino oferecido na pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

• Engenharia Civil

• Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais

• Engenharia Mecânica

• Engenharia Elétrica

• Física

• Informática

• Matemática

• Química

Institucional

A pós-graduação na PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, onde os alunos podem obter bolsas CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos de cada departamento, dependendo da classificação nos processos de seleção. Também não há taxas de inscrição. Caso o isolamento em decorrência da pandemia da COVID-19 se estenda durante parte do segundo semestre de 2020, a PUC-Rio manterá o recesso de suas atividades presenciais. As atividades acadêmicas se darão pelo método de aulas online, de modo a assegurar a saúde de todos, assim como o cumprimento das atividades previstas em cada programa de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

Vale ressaltar que, na segunda edição do Times Higher Education University Impact Rankings 2020, divulgada no último dia 22 de abril, a PUC-Rio manteve sua liderança na América Latina no indicador 'Desenvolvimento da Indústria, da Inovação e de Infraestrutura'. Ele faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas que devem pautar a agenda de todos os países do mundo até 2030. Neste sentido, o CTC/PUC-Rio é diretamente responsável por este resultado, pois este indicador focaliza o papel das universidades na pesquisa em parceria com a indústria, o orçamento de pesquisa advindo dessa parceria e o seu desempenho como incubadora de empresas no desenvolvimento de patentes.

Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o CTC/PUC-Rio tem um corpo docente formado por cerca de 180 professores. Todos têm doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil.

Veja os detalhes das inscrições para cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio:

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2020 – Conceito 6 na CAPES

O programa possui duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. Para o segundo semestre de 2020, Geotecnia será oferecida somente no Doutorado. Ela conta com cinco linhas de pesquisa: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Já Estruturas, que possui nove linhas divididas em: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia e Métodos Variacionais e Computacionais, vai oferecer inscrições para Mestrado e Doutorado. As inscrições online são gratuitas e devem ser feitas pelo link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/.

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais – Inscrições até 20/06/2020 – Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração: Engenharia Química (EQ), Materiais e Nanotecnologia (MN) e Processos Ambientais (PA), cada uma delas contemplando três Linhas de Pesquisa: EQ - Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos; Processos Químicos e Catálise; Processos Mínero-Metalúrgicos; MN - Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais; Desempenho e Integridade dos Materiais; Engenharia Microestrutural; PA - Química Verde; Tratamento de Águas e Efluentes Industriais; Tratamento de Resíduos. Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf.

Engenharia Mecânica – Inscrições até 15/06/2020 – Conceito 7 na CAPES

Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES, sendo considerado um dos melhores do País. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: 1) Mecânica Aplicada, 2) Petróleo e Energia e 3) Termociências, que somam oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição. Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.

Engenharia Elétrica – Inscrições até 28/06/2020 – Conceito 7 na CAPES

O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio está entre os três únicos em todo Brasil que conquistaram nota máxima na última avaliação da Capes. Os interessados aos títulos de mestre ou doutor podem se candidatar a uma das cinco áreas de concentração oferecidas no programa: 1) Eletromagnetismo Aplicado, 2) Métodos de Apoio à Decisão, 3) Processamento de Sinais, Automação e Robótica, 4) Sistemas de Comunicações e 5) Sistemas de Energia Elétrica. Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/inscricao/.

Física – Inscrições até 14/06/2020 – Conceito 6 na CAPES

O programa conta com cinco áreas de concentração: Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada, Física das Partículas Elementares e Campos, Física Geral e Física Nuclear. O programa apresenta uma forte internacionalização e é bastante diversificado. Cerca de 40% dos professores são estrangeiros e todos participam também da orientação de estudantes de Iniciação Científica (média de dez alunos por ano), além de supervisionar os estágios de docência dos discentes de Mestrado e Doutorado na graduação. Inscrições pelo site do UNIPOSRio-Física: http://uniposrio-fisica.cbpf.br.

Informática – Inscrições até 19/06/2020 – Conceito 7 na CAPES

O programa é um dos pioneiros na área de computação no País. Foi o primeiro no País a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003, e tem mantido tal nota desde então. Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nas seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação. Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br.

Matemática – Inscrições até o dia 22/06/2020 – Conceito 7 na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade. Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/pos_admissao.htm.

Química – Inscrições até 26/06/2020 – Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com dez vagas em cada curso. Profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins podem optar entre as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides. O processo seletivo conta com provas e entrevista que serão feitas online.

Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/04/2020.2_Edital-de-selecao-PG-QUI-PUC-Rio.pdf.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13