Ensino Superior

Mesmo com 8 milhões de estudantes o número é pequeno comparado com as demandas populacionais


29/06/2017 13:29
Visualizações: 481

Para Alvaro Prata, expansão da educação superior precisa estar atrelada às transformações mundiais, que incluem as mudanças tecnológicas e digitais.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Alvaro Prata, defendeu nesta quarta-feira (28) que as universidades brasileiras ampliem o diálogo com diversos setores da sociedade. Em seminário da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ele afirmou que a expansão da educação superior precisa estar atrelada às transformações mundiais, que incluem as mudanças tecnológicas e digitais.

"As universidades precisam crescer, mas se transformando. Precisam quebrar as barreiras, muitas delas que dificultam a relação com a sociedade e as parcerias entre os diversos setores. Quando pensamos em desenvolvimento tecnológico e inovação temos que enfatizar, sobretudo, a dificuldade das universidades de se relacionar com os diversos setores. A expansão do ensino superior precisa ser a partir de diferentes modelos que contemplem mudanças, mas que, sobretudo, permita que as universidades se abram mais para a sociedade", disse Prata.

Na avaliação do secretário, a oferta na educação superior ainda é baixa, se comparada ao contingente populacional, o que precisa mudar para que o país cresça. "O ensino universitário brasileiro, hoje, abriga nas suas matrículas 8 milhões de estudantes. É um número pequeno comparado com as demandas populacionais. E a maior parte dessas matrículas está em instituições privadas e não nas públicas. É preciso que as universidades se ampliem, que o ensino superior brasileiro cresça e que tenhamos cada vez mais matrículas", ressaltou.

Com o tema "Novas Universidades Federais: por que, como, quando e onde?", o seminário da Andifes teve como objetivo analisar a pertinência e os critérios para a criação de novas universidades.

Gargalos estruturais

Para o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Luiz Cláudio Costa, a demanda por ensino superior sempre será alta. O governo deve, no entanto, o governo observar toda a infraestrutura que envolve a abertura de novas universidades e campi, como, por exemplo, as condições das cidades, o repasse de recursos, a permanência dos professores, que, a depender de onde são lotados, não conseguem permanecer por muito tempo.

"Um país que quer ser justo investe em educação. A demanda pelo ensino superior vai continuar alta. Uma tendência é a diversificação da oferta. Temos que pensar em inovar no ensino. Na infraestrutura do ensino nas cidades. O estudante não precisa estar tanto tempo na sala de aula achando que é único ambiente de aprendizado. Temos que repensar a questão do ensino a distância. Em vários países, como os Estados Unidos, o ensino online já vem se tornando uma tendência. Mas tudo isso requer recursos, ou seja, é preciso ter mais investimentos públicos em educação."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23