América do Sul

Mercosul, Bolívia e Chile fecham acordo de especificações para GNV

O objetivo é reduzir a burocracia para a circulação de veículos entre os países. Para isso os países estudam a unificação de especificações do GNV e de equipamentos para abastecimento e armazenamento.

Redação
21/12/2006 00:00
Visualizações: 684

A Argentina se incorpora ao marco legal desenvolvido por vários países latino-americanos para viabilizar o livre acesso de veículos movidos a GNV entre os países. Com a entrada da Argentina no acordo, a resolução se estenderá pelos países do Mercosul, Além de Bolívia e Chile.

A Argentina entra no acordo por meio da Resoulão 3638/3006 do Ente Nacional Regulardor de Gás (Energás). Segundo informa a NGV Communications Group, o fato foi catalogado como “histórico para a epopéia del GNV” pelo presidente da Câmara Argentina de GNV, Carlo Evi.

O documento estabelece a obrigação de que os veículos que circulem pelo Mercosul, Bolívia e Chile levem uma etiqueta comum para todos os Estados. Além do mais haverá uma cédula de identificação unificada, com dados do veículo e de sua equipe para garantir maior segurança e transparência ao sistema. No caso de surgirem dúvidas, a mesma estará respaldada por uma base de dados atualizada permanentemente através da internet.

O objetivo é reduzir a burocracia para a entrada de veículos nos países e criar uma unificação em termos de especificações do gás e de equipamentos para que o abastecimento tenha as mesmas características em todos os países. A expectativa do setor é de que esta resolução incentive a esperada transformação massiva do transporte pesado a gás veicular, impulsione o turismo e a integração regionais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.