Meio Ambiente

"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e acessível", afirma Fernando Beltrame CEO da Eccaplan

Assessoria Eccaplan
08/04/2025 22:39
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e acessível", afirma Fernando Beltrame CEO da Eccaplan Imagem: Divulgação Visualizações: 1785

Em um momento em que o mercado de créditos de carbono ganha força no Brasil, o CEO da Eccaplan, Fernando Beltrame, chama a atenção para um tema ainda pouco explorado, mas essencial para a credibilidade e expansão do setor: a transparência e a rastreabilidade das transações.

"Sem transparência, o mercado de carbono perde sua principal moeda: a confiança", afirma Beltrame. Para ele, é urgente que o Brasil invista em sistemas tecnológicos de rastreamento, como o uso de blockchain e plataformas públicas, para garantir que os créditos de carbono comercializados realmente correspondam a reduções efetivas de emissões e que os benefícios socioambientais sejam verificáveis.

Beltrame também defende o fortalecimento de padrões nacionais de certificação, como o Carbon Fair Standard, criado para viabilizar projetos de pequeno e médio porte, hoje muitas vezes excluídos pelos altos custos de certificadoras internacionais. "Hoje, um projeto ambiental precisa gastar mais de R$ 1 milhão só para ser validado por um padrão global. Isso é inacessível para a maioria dos projetos comunitários ou de pequenos produtores. Estamos desperdiçando um potencial enorme", ressalta o CEO da Eccaplan.

Segundo o executivo, ao adotar sistemas mais simples e transparentes, o Brasil pode atrair mais investidores, ampliar o impacto social dos projetos e se posicionar como líder global na oferta de créditos de carbono de alta integridade.

Dados recentes da BloombergNEF mostram que o mercado voluntário global de carbono movimentou mais de US$ 2 bilhões em 2023. No entanto, o mesmo relatório destaca preocupações crescentes com a "dupla contagem" e a falta de rastreabilidade em parte dos créditos comercializados. Para Fernando Beltrame, esse é o momento de o Brasil sair na frente. "Se formos referência em integridade, tecnologia e impacto social, deixamos de ser apenas fornecedores de natureza e nos tornamos protagonistas da transição climática", finaliza.
 

Sobre a Eccaplan -A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, startup fundada em 2008 com o apoio Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, projetos socioambientais, estratégias, produtos e serviços para empresas, instituições de ensino, promotores e organizadores de eventos.

Após o lançamento da primeira plataforma de registro e negociação de créditos de carbono do país, a startup oferece soluções sustentáveis ao mercado por meio da criação dos programas Sou Resíduo Zero, Evento Neutro, Frete Neutro e a certificação selo CO2 Neutro, que garante que a compensação de carbono para empresas atingirem suas metas e compromissos ambientais. Saiba mais sobre os projetos clicando aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.