Meio Ambiente

"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e acessível", afirma Fernando Beltrame CEO da Eccaplan

Assessoria Eccaplan
08/04/2025 22:39
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e acessível", afirma Fernando Beltrame CEO da Eccaplan Imagem: Divulgação Visualizações: 2033

Em um momento em que o mercado de créditos de carbono ganha força no Brasil, o CEO da Eccaplan, Fernando Beltrame, chama a atenção para um tema ainda pouco explorado, mas essencial para a credibilidade e expansão do setor: a transparência e a rastreabilidade das transações.

"Sem transparência, o mercado de carbono perde sua principal moeda: a confiança", afirma Beltrame. Para ele, é urgente que o Brasil invista em sistemas tecnológicos de rastreamento, como o uso de blockchain e plataformas públicas, para garantir que os créditos de carbono comercializados realmente correspondam a reduções efetivas de emissões e que os benefícios socioambientais sejam verificáveis.

Beltrame também defende o fortalecimento de padrões nacionais de certificação, como o Carbon Fair Standard, criado para viabilizar projetos de pequeno e médio porte, hoje muitas vezes excluídos pelos altos custos de certificadoras internacionais. "Hoje, um projeto ambiental precisa gastar mais de R$ 1 milhão só para ser validado por um padrão global. Isso é inacessível para a maioria dos projetos comunitários ou de pequenos produtores. Estamos desperdiçando um potencial enorme", ressalta o CEO da Eccaplan.

Segundo o executivo, ao adotar sistemas mais simples e transparentes, o Brasil pode atrair mais investidores, ampliar o impacto social dos projetos e se posicionar como líder global na oferta de créditos de carbono de alta integridade.

Dados recentes da BloombergNEF mostram que o mercado voluntário global de carbono movimentou mais de US$ 2 bilhões em 2023. No entanto, o mesmo relatório destaca preocupações crescentes com a "dupla contagem" e a falta de rastreabilidade em parte dos créditos comercializados. Para Fernando Beltrame, esse é o momento de o Brasil sair na frente. "Se formos referência em integridade, tecnologia e impacto social, deixamos de ser apenas fornecedores de natureza e nos tornamos protagonistas da transição climática", finaliza.
 

Sobre a Eccaplan -A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, startup fundada em 2008 com o apoio Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, projetos socioambientais, estratégias, produtos e serviços para empresas, instituições de ensino, promotores e organizadores de eventos.

Após o lançamento da primeira plataforma de registro e negociação de créditos de carbono do país, a startup oferece soluções sustentáveis ao mercado por meio da criação dos programas Sou Resíduo Zero, Evento Neutro, Frete Neutro e a certificação selo CO2 Neutro, que garante que a compensação de carbono para empresas atingirem suas metas e compromissos ambientais. Saiba mais sobre os projetos clicando aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.