Gás

Membros de fórum de exportadores formalizarão relações dia 23

Agência EFE
19/12/2008 02:21
Visualizações: 429

Os integrantes do Fórum dos Países Exportadores de Gás (FPEG) formalizarão suas relações durante a reunião que realizarão no dia 23 em Moscou, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro russo responsável por energia, Igor Sechin.

 

"Agrada-nos que os países exportadores de gás formalizarão suas relações precisamente em Moscou", disse Sechin à imprensa na cidade argelina de Oran dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

 

O FPEG realizará sua reunião ministerial na capital russa para estudar o projeto do estatuto da organização, pactuado pelo Comitê de Alto Nível do fórum no final de novembro, assim como sua futura estrutura, segundo o Ministério de Energia russo.

 

Sechin afirmou que os membros do FPEG cogitam coordenar suas ações da mesma forma que fazem os exportadores de petróleo, mas negou que pretendam criar um cartel similar à Opep.

 

"Este trabalho é parecido com o realizado pela Opep, mas quero ressaltar que não haverá pactos de preços. Só se trata de proteger os interesses dos países produtores de gás e coordenar o trabalho", disse o funcionário, segundo a agência russa "RIA Novosti".

 

O vice-primeiro-ministro não quis responder se o FPEG poderia regular a extração, propôs à imprensa esperar os resultados da reunião e anunciou que convidou à mesma os países-membros da Opep.

 

Já o vice-ministro russo de Energia, Anatoli Yanovski, anunciou que o Fórum, segundo o projeto do estatuto, terá um orçamento próprio, assim como um comitê executivo e uma secretaria, mas descartou que o FPEG se transforme em uma "Opep do gás", como inicialmente queria a Rússia.

 

O FPEG engloba Argélia, Bolívia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Líbia, Malásia, Nigéria, Catar, Rússia, Trinidad e Tobago e Venezuela, assim como Guiné Equatorial e Noruega como observadores.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23