Etanol

Melhoramento dos processos de produção de etanol de cana de açúcar é tema de palestra no dia 23/10, no Nipe

Redação/Assessoria
21/10/2019 17:07
Visualizações: 203

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e a Coordenação dos cursos de Doutorado em Bioenergia e Planejamento de Sistemas Energéticos da Unicamp recebem, para palestra, Carlos Eduardo Vaz Rossell. No dia 23 de outubro, às 13 horas, na sede do Nipe, ele fala sobre “Melhoramento (“up-grade”) dos processos de produção de etanol de cana de açúcar. P,D&I”. O evento é aberto aos estudantes, profissionais recém-formados, líderes, e colaboradores de instituições ou empresas de qualquer área. A sede do Nipe fica na rua Rua Cora Coralina 330, no Campus da Unicamp.

Institucional

O palestrante - Possui graduação em Engenharia Química pela Universidad del Uruguay (1970), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1972) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1976). Atualmente é pesquisador colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE-UNICAMP), Contratado da Dedini Industrias de Base SA, Pesquisador colaborador honorário do Departamento de Processos Químicos (FEQ-UNICAMP) e Coordenador do Programa Industrial - CTBE do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada.

Conheça...

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) foi criado em Dezembro de 1992. O Núcleo, que é vinculado à Coordenadoria de Centros de Núcleos (COCEN) da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), conta com o apoio de docentes e pesquisadores de várias áreas da Unicamp.

Em relação aos recursos investidos em pesquisa e desenvolvimento, o NIPE trabalha na perspectiva de obter investimentos através dos fundos setoriais das áreas de energia e petróleo e dos recursos advindos das concessionárias do setor energético, estes previstos nos contratos de concessão. O NIPE também dá apoio aos cursos de Mestrado e Doutorado em Planejamento Energético da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas em energia na UNICAMP, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros de P&D nesta área de conhecimento no país.

Mais detalhes no site, e-mail jprates@unicamp.br ou telefone (19)3521-1243.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13