ANP

Medidas de flexibilização em E&P por conta do coronavírus foram atualizadas hoje pela ANP

Redação/Agência ANP
17/06/2020 16:57
Medidas de flexibilização em E&P por conta do coronavírus foram atualizadas hoje pela ANP Imagem: Divulgação Visualizações: 911 (0) (0) (0) (0)

Foi publicada hoje (17/6), no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 820, que atualiza a Resolução ANP 816/2020. O objetivo da revisão é de aperfeiçoar o regulamento para facilitar o entendimento e a aplicação pelos agentes regulados.

A nova versão da resolução ratifica a priorização de entrega de documentos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), porém prevê o aceite de documentos assinados eletronicamente (assinados pelo sistema ICP-Brasil ou assinados diretamente no SEI).

Outra inovação importante diz respeito à permissão de início ou de reinício de operações decorrente de interrupções. Com exceção das situações de interrupções causadas por reduções bruscas do POB (pessoal a bordo) ou por desmobilização de pessoal devido à suspeita ou confirmação de COVID-19, e com exceção da situação de início de operação, as demais hipóteses de reinício estarão dispensadas da apresentação da documentação exigida pela Resolução 816/2020.

Publicidade

A nova versão da resolução também estende os prazos para a entrega dos relatórios de Conteúdo Local e suspende o prazo para entrega da análise composicional do gás natural definido Resolução ANP 40/2009 (que estabelece os critérios de fixação do preço de referência do gás natural para o cálculo das participações governamentais).

A Resolução 816/2020 foi publicada em 20/4/2020 com o propósito de definir procedimentos a serem adotados pelos agentes regulados pela ANP que atuam nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural enquanto perdurarem as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19).

A resolução trouxe flexibilizações de obrigações contratuais na fase de exploração e de produção dos contratos, incluindo aspectos segurança operacional e meio ambiente, preço de referência do gás natural, investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, conteúdo local e, ainda, condições de acesso ao Banco de Dados da ANP.

As medidas adotas pela ANP beneficiam o setor e contribuem para a manutenção das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Confira na íntegra da Resolução ANP nº 820/2020 (http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-820-de-16-de-junho-de-2020-261925119) que atualiza a Resolução ANP nº 816/2020 (http://legislacao.anp.gov.br/?path=legislacao-anp/resol-anp/2020/abril&item=ranp-816-2020).

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.